A GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DO MUNDO DO TRABALHO E DA REFORMA DO ESTADO

Authors

  • JERONIMO JORGE CAVALCANTE SILVA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v15i25.1457

Keywords:

Transformações no mundo do trabalho. Reforma do Estado. Gestão democrática da educação.

Abstract

RESUMO: A partir dos anos 90 aparece uma nova estruturação do modo de produção capitalista, provocando consequentemente mudanças nas políticas econômicas, públicas, sociais e educacionais. A gestão da educação básica, no Brasil, forma parte desta mudança e está imersa na reforma do Estado, com dois grandes desafios: ajustar-se à configuração do novo sistema econômico, global, orientado pelos princípios do neoliberalismo e adaptar-se às necessidades da nova estrutura produtiva e tecnológica que exige novas perspectivas na formação dos trabalhadores. Diante desse contexto, este artigo tem como objetivo fazer uma reflexão de como as transformações no mundo do trabalho provocaram reformas no Estado brasileiro, assim como mudanças na gestão democrática da educação. Comprovando que a descentralização da gestão educativa na realidade é uma transferência das responsabilidades do Estado à Sociedade, reduzindo suas obrigações e seus gastos públicos. Não se consolidando, assim, um verdadeiro projeto democrático para a educação.

Author Biography

JERONIMO JORGE CAVALCANTE SILVA, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB

PÓS DOUTOR EM EDUCAÇÃO

PROFESSOR E COORDENADOR DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE - UNEB, Departamento de Ciências Humanas

PROFESSOR, também, GRADUAÇÃO - Departamento de Ciências Humanas

References

ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho – Ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Ed. Boitempo, 1999, p. 44-45.

ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho: ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. Campinas, SP: Cortez, 10 ed. 2005.

ARROYO, M. G.. Gestão democrática: recuperar sua radicalidade política. In: CORREA, B. C.; GARCIA, T. O. (org.). Políticas educacionais e organização do trabalho na escola. São Paulo: Xamã, 2008, p. 47.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada el 05 de octubre de 1988. Disponible en http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ constituicao/constituiçao.htm Consultado el 10/12/2012.

CEPAL/UNESCO. Educação e conhecimento: eixo da transformação produtiva com eqüidade. Brasília: IPEA/CEPAL/INEP, 1995, p. 10.

FREITAS, Kátia Siqueira de. Uma inter-relação: políticas públicas, gestão democrática participativa na escola pública e formação da equipe escolar. Em Aberto: gestão escolar e formação de gestores Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, v.17, n.72, fev./jun. 2000, p. 12.

GOUNET, Thomas. Fordismo e toyotismo na civilização do automóvel. São Paulo: Ed. Boitempo, 1999.

KUENZER, Acácia Zeneida. Trabalho pedagógico: da fragmentação à unitariedade possível. In: Para onde vão a orientação e a supervisão educacional? : AGUIAR, Márcia Ângela da S.; FERREIRA, Naura Syria Carapeto. Campinas, SP: Papirus, 2002.

MARTINS, A. M. Autonomia da escola: a (ex) tensão do tema nas políticas públicas. São Paulo: Cortez, 2002.

SANDER, Benno. Políticas públicas e gestão democrática da educação. Brasília: Líber Livro Editora, 2005.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. Educação Básica: gestão do trabalho e da pobreza. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

PARRO, Ana Lúcia Garcia Parro. Gestão da Escola, Qualidade do Ensino e Avaliação Externa: desafios na e da escola. Revista Paulista de Educação, Vol.1, N. 1, p. 30-40, 2012.

Published

2017-09-12

How to Cite

SILVA, J. J. C. (2017). A GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DO MUNDO DO TRABALHO E DA REFORMA DO ESTADO. Revista De Ciências Humanas, 15(25), 7–17. https://doi.org/10.31512/rch.v15i25.1457