ESTADO, RELAÇÕES ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO NA EDUCAÇÃO

PERMANÊNCIAS AUTORITÁRIAS E LIMITES DA DEMOCRATIZAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.03.211-230

Palavras-chave:

Democracia, Educação, Relação público-privado, Autoritarismo, Privatização

Resumo

O artigo analisa os avanços e retrocessos da democracia no Brasil, a fim de destacar a influência histórica do autoritarismo, patrimonialismo, clientelismo e coronelismo na configuração do Estado e nas implicações para a educação pública. Argumenta-se que o país não consolidou uma democracia plena, já que os direitos sociais, como a educação, ainda sofrem forte influência de interesses privados, que se sobrepõem ao caráter coletivo da esfera pública. A pesquisa é inserida em projetos do Grupo de Estudos da UFRGS, que investigam a relação público-privada na educação latino-americana, considerando as disputas sociais, políticas e econômicas que moldam tais processos. A metodologia é a análise bibliográfica e documental. Historicamente, o Brasil vivenciou sucessivas tentativas e golpes de Estado, geralmente protagonizados pelas Forças Armadas, o que revela a fragilidade democrática. A ditadura civil-militar (1964-1985) e sua transição incompleta exemplificam o predomínio da influência das elites e dos militares, que acaba por dificultar a justiça de transição e a consolidação democrática. Mesmo após a Constituição de 1988, reformas educacionais convivem com mecanismos de privatização, ou seja, reforça-se a desigualdade e a mercantilização do ensino. O texto evidencia que a democracia brasileira é marcada por continuidades autoritárias e por uma “política do esquecimento” em relação às violações de direitos humanos. A recente tentativa de golpe em 2023 e o impeachment de 2016 reforçam a instabilidade institucional e a fragilidade da democracia representativa. Conclui-se que, enquanto não forem superados os interesses privados hegemônicos e a apropriação do espaço público pelas elites, a educação seguirá submetida à lógica de mercado, a qual impedirá sua plena democratização.

Biografia do Autor

Daniela de Oliveira Pires, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Professora do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR).  Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Integrante do Núcleo de Políticas Educacionais (NUPE/UFPR), do Grupo de Pesquisa, GPRPPE (Grupo de Pesquisa: Relações entre o Público e o Privado na Educação) (PPGEDU/UFRGS) e da Rede Latino-Americana e Africana em privatização da educação.  Tem experiência na área da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Estado, Direito à Educação, Política Educacional e Privatização da Educação Básica.

Referências

BRASIL. Lei nº 6.683, de 17 de agosto de 1979. Concede a anistia e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 1979.

CARVALHO, Marta Maria Chagas de. A Escola e a República e outros Ensaios. Bragança Paulista: EDUSF, 2003.

CHAUÍ, Marilena. Manifestações ideológicas do autoritarismo brasileiro. São Paulo: Autêntica Editora, 2013.

COUTINHO, Carlos Nelson. A democracia como valor universal. São Paulo: Ciências Humanas, 1980.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Cidadania Republicana e Educação. Governo Provisório do Mal. Deodoro e Congresso Constituinte de 1890-1891. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

FERNANDES, Florestan. A Revolução Burguesa no Brasil. São Paulo: Globo, 2005.

MÉSZÁROS, István. O Poder da Ideologia. São Paulo: Boitempo Editorial, 2002.

MIGUEL, Luis Felipe. Por que gritamos golpe? Para entender o impeachment e a crise política no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2016.

PEREIRA, Potyara A. P. Política social temas e questões. 3. ed, São Paulo: Cortez, 2011. CNPq.

PEREIRA, Rodrigo Silva; PIRES, Daniela de Oliveira. Transformacíon digital en la educación brasileña: entre la hegemonía y la resistencia. Temps Educació, [S. l.], v. 1, p. 185-195, 2025.

PERONI, Vera Maria Vidal. A construção do Sistema Nacional de Educação e a gestão democrática em debate. In: ALMEIDA, Luana Costa; PINO, Ivany Rodrigues; PINTO, José Marcelino de Rezende; GOUVEIA, Andréa Barbosa (orgs.). PNE em foco: políticas de responsabilização, regime de colaboração e Sistema Nacional de Educação. Campinas: Cedes, 2013. p. 1021-1033.

PERONI, Vera Maria Vidal. Implicações da relação público-privada para a democratização da educação no Brasil. In: PERONI, Vera Maria Vidal (org). Diálogos sobre as redefinições no papel do Estado e nas fronteiras entre o público e o privado na educação. São Leopoldo: Oikos, 2015. p. 15-35.

PERONI, Vera Maria Vidal; PIRES, Daniela de Oliveira; LIMA, Paula Valim. A digitalização como uma nova etapa do processo privatista na educação pública. Revista Cocar (online), v. 23, p. 1-17, 2025.

PIRES, Daniela de Oliveira. A configuração jurídica e normativa da relação público-privada no Brasil na promoção do direito à educação. Porto Alegre: UFRGS, 2015.

PIRES, Daniela de Oliveira; BARBOSA, Renata Peres. O capitalismo na era digital e os processos de privatização da educação: análise da reforma do ensino médio e do componente curricular projeto de vida. Revista Exitus, [S. l.], v. 14, p. 1-20, 2024.

PIRES, Daniela de Oliveira; LIMA, Paula Valim; PERONI, Vera Maria Vidal. Novas Tecnologias, Velhas Propostas: soluções educacionais privadas do analógico ao digital. Trabalho Necessário, [S. l.], v. 22, p. 1-15, 2024.

QUINALHA, Renan. Justiça de Transição. Contornos do conceito. São Paulo: Outras expressões, 2013.

SAURA, Geo; PERONI, Vera Maria Vidal; PIRES, Daniela de Oliveira; LIMA, Paula Valim. Capitalismo na era digital e educação: democracia, Estado e ideologia. Revista Lusófona de Educação, [S. l.], v. 63, p. 137-152, 2024.

SOUZA, Jessé. Subcidadania Brasileira: para entender o país além do jeitinho brasileiro. Rio de Janeiro: Leya, 2018.

THOMPSON, Edward Palmer. A Miséria da Teoria ou um Planetário de Erros. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

VIEIRA, Evaldo. Estado e Miséria no Brasil. De Getúlio a Geisel. São Paulo: Cortez, 1995.

VIEIRA, Evaldo. Os Direitos Sociais e a Política Social. São Paulo: Cortez, 2007.

WOOD, Ellen Meisksins. Democracia contra o capitalismo – a renovação do materialismo histórico. São Paulo: Boitempo Editorial, 2006.

XAVIER, Maria Elizabete; RIBEIRO, Maria Luisa Ribeiro; NORONHA, Olinda Maria. História da Educação: a escola no Brasil. São Paulo, SP: FTD, 1994.

Downloads

Publicado

2025-12-30

Como Citar

Pires, D. de O. (2025). ESTADO, RELAÇÕES ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO NA EDUCAÇÃO: PERMANÊNCIAS AUTORITÁRIAS E LIMITES DA DEMOCRATIZAÇÃO. Revista De Ciências Humanas, 26(3), 211–230. https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.03.211-230