ESTADO, RELAÇÕES ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO NA EDUCAÇÃO
PERMANÊNCIAS AUTORITÁRIAS E LIMITES DA DEMOCRATIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.03.211-230Palavras-chave:
Democracia, Educação, Relação público-privado, Autoritarismo, PrivatizaçãoResumo
O artigo analisa os avanços e retrocessos da democracia no Brasil, a fim de destacar a influência histórica do autoritarismo, patrimonialismo, clientelismo e coronelismo na configuração do Estado e nas implicações para a educação pública. Argumenta-se que o país não consolidou uma democracia plena, já que os direitos sociais, como a educação, ainda sofrem forte influência de interesses privados, que se sobrepõem ao caráter coletivo da esfera pública. A pesquisa é inserida em projetos do Grupo de Estudos da UFRGS, que investigam a relação público-privada na educação latino-americana, considerando as disputas sociais, políticas e econômicas que moldam tais processos. A metodologia é a análise bibliográfica e documental. Historicamente, o Brasil vivenciou sucessivas tentativas e golpes de Estado, geralmente protagonizados pelas Forças Armadas, o que revela a fragilidade democrática. A ditadura civil-militar (1964-1985) e sua transição incompleta exemplificam o predomínio da influência das elites e dos militares, que acaba por dificultar a justiça de transição e a consolidação democrática. Mesmo após a Constituição de 1988, reformas educacionais convivem com mecanismos de privatização, ou seja, reforça-se a desigualdade e a mercantilização do ensino. O texto evidencia que a democracia brasileira é marcada por continuidades autoritárias e por uma “política do esquecimento” em relação às violações de direitos humanos. A recente tentativa de golpe em 2023 e o impeachment de 2016 reforçam a instabilidade institucional e a fragilidade da democracia representativa. Conclui-se que, enquanto não forem superados os interesses privados hegemônicos e a apropriação do espaço público pelas elites, a educação seguirá submetida à lógica de mercado, a qual impedirá sua plena democratização.
Referências
BRASIL. Lei nº 6.683, de 17 de agosto de 1979. Concede a anistia e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 1979.
CARVALHO, Marta Maria Chagas de. A Escola e a República e outros Ensaios. Bragança Paulista: EDUSF, 2003.
CHAUÍ, Marilena. Manifestações ideológicas do autoritarismo brasileiro. São Paulo: Autêntica Editora, 2013.
COUTINHO, Carlos Nelson. A democracia como valor universal. São Paulo: Ciências Humanas, 1980.
CURY, Carlos Roberto Jamil. Cidadania Republicana e Educação. Governo Provisório do Mal. Deodoro e Congresso Constituinte de 1890-1891. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
FERNANDES, Florestan. A Revolução Burguesa no Brasil. São Paulo: Globo, 2005.
MÉSZÁROS, István. O Poder da Ideologia. São Paulo: Boitempo Editorial, 2002.
MIGUEL, Luis Felipe. Por que gritamos golpe? Para entender o impeachment e a crise política no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2016.
PEREIRA, Potyara A. P. Política social temas e questões. 3. ed, São Paulo: Cortez, 2011. CNPq.
PEREIRA, Rodrigo Silva; PIRES, Daniela de Oliveira. Transformacíon digital en la educación brasileña: entre la hegemonía y la resistencia. Temps Educació, [S. l.], v. 1, p. 185-195, 2025.
PERONI, Vera Maria Vidal. A construção do Sistema Nacional de Educação e a gestão democrática em debate. In: ALMEIDA, Luana Costa; PINO, Ivany Rodrigues; PINTO, José Marcelino de Rezende; GOUVEIA, Andréa Barbosa (orgs.). PNE em foco: políticas de responsabilização, regime de colaboração e Sistema Nacional de Educação. Campinas: Cedes, 2013. p. 1021-1033.
PERONI, Vera Maria Vidal. Implicações da relação público-privada para a democratização da educação no Brasil. In: PERONI, Vera Maria Vidal (org). Diálogos sobre as redefinições no papel do Estado e nas fronteiras entre o público e o privado na educação. São Leopoldo: Oikos, 2015. p. 15-35.
PERONI, Vera Maria Vidal; PIRES, Daniela de Oliveira; LIMA, Paula Valim. A digitalização como uma nova etapa do processo privatista na educação pública. Revista Cocar (online), v. 23, p. 1-17, 2025.
PIRES, Daniela de Oliveira. A configuração jurídica e normativa da relação público-privada no Brasil na promoção do direito à educação. Porto Alegre: UFRGS, 2015.
PIRES, Daniela de Oliveira; BARBOSA, Renata Peres. O capitalismo na era digital e os processos de privatização da educação: análise da reforma do ensino médio e do componente curricular projeto de vida. Revista Exitus, [S. l.], v. 14, p. 1-20, 2024.
PIRES, Daniela de Oliveira; LIMA, Paula Valim; PERONI, Vera Maria Vidal. Novas Tecnologias, Velhas Propostas: soluções educacionais privadas do analógico ao digital. Trabalho Necessário, [S. l.], v. 22, p. 1-15, 2024.
QUINALHA, Renan. Justiça de Transição. Contornos do conceito. São Paulo: Outras expressões, 2013.
SAURA, Geo; PERONI, Vera Maria Vidal; PIRES, Daniela de Oliveira; LIMA, Paula Valim. Capitalismo na era digital e educação: democracia, Estado e ideologia. Revista Lusófona de Educação, [S. l.], v. 63, p. 137-152, 2024.
SOUZA, Jessé. Subcidadania Brasileira: para entender o país além do jeitinho brasileiro. Rio de Janeiro: Leya, 2018.
THOMPSON, Edward Palmer. A Miséria da Teoria ou um Planetário de Erros. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
VIEIRA, Evaldo. Estado e Miséria no Brasil. De Getúlio a Geisel. São Paulo: Cortez, 1995.
VIEIRA, Evaldo. Os Direitos Sociais e a Política Social. São Paulo: Cortez, 2007.
WOOD, Ellen Meisksins. Democracia contra o capitalismo – a renovação do materialismo histórico. São Paulo: Boitempo Editorial, 2006.
XAVIER, Maria Elizabete; RIBEIRO, Maria Luisa Ribeiro; NORONHA, Olinda Maria. História da Educação: a escola no Brasil. São Paulo, SP: FTD, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Ciências Humanas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.