EDUCAÇÃO INTEGRAL E ENFRENTAMENTO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS, RACIAIS, ÉTNICAS E DE GÊNERO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.02.11-34

Palavras-chave:

Educação Integral, Políticas públicas, Desigualdades, Vulnerabilidade social

Resumo

Este artigo tem o objetivo de fomentar uma discussão acerca da Educação Integral e o enfrentamento das desigualdades sociais, raciais, étnicas e de gênero, pois se configura como uma temática atual e de grande importância, já que tem sido pensada pelo governo como uma forma de superar a desqualificação educacional, procurando atender às demandas das crianças, jovens e adultos que estão em condição de vulnerabilidade social. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, que possui um caráter descritivo e tipo exploratório, objetivando fazer um resumo e análise do conhecimento científico já efetivado sobre o tema, apresentando, também, o contexto da Educação Integral na Cidade de Salvador, capital da Bahia. Diante dos resultados obtidos, ficou evidente que, ao dar prioridade à formação de alunos em situações de vulnerabilidade, a Educação Integral visa gerar equidade e inclusão social por intermédio da educação. Conclui-se, então, que a proposta de Educação Integral pode colaborar de modo expressivo na qualificação do processo educativo, assim como, na redução dos riscos e vulnerabilidades sociais nas comunidades mais carentes, expandindo a visão de proteção social nas perspectivas da escola pública brasileira.

Biografia do Autor

Nadjane Crisóstomo Prado, Universidade Católica do Salvador (UCSal)

Atualmente estou cursando o Estágio Pós Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Administração no Núcleo de Estudos Organizacionais e Tecnologias de Gestão na Universidade Salvador. Doutora em Políticas Sociais e Cidadania pela Universidade Católica do Salvador (2020). Aluna especial do Doutorado Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Políticas Sociais e Cidadania pela Universidade Católica do Salvador (2019), Especialista em Educação Integral pela Universidade Federal da Bahia (2016) Licenciada em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias (2015), Especialista em Tecnologias e Novas Educações pela Universidade Federal da Bahia (2010), Psicopedagoga pela Universidade Católica do Salvador (2004), Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdade Católica do Salvador (2002) Professora da Rede Municipal de Salvador, também Docente do Curso de Pedagogia e Administração da Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias FAC. Professora da Pós-graduação da Realiza e do Prodocente Programa Especial de Formação de Docentes.   Desenvolve pesquisa de Políticas de Assistência e Educação no Ensino Fundamental I, Vice líder do Grupo de Pesquisa Questão Social e Sociedade Civil (GQESCI). Supervisora da Coordenadoria das Relações Étnico-Raciais - CRR da Secretária Municipal de Educação de Salvador/Ba. Membro no Conselho Municipal das Comunidades Negras de Salvador e Representante da Secretaria Municipal de educação no Programa de Combate ao Racismo Institucional -PCRI.

Downloads

Publicado

2025-09-05

Como Citar

Prado, N. C. (2025). EDUCAÇÃO INTEGRAL E ENFRENTAMENTO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS, RACIAIS, ÉTNICAS E DE GÊNERO. Revista De Ciências Humanas, 26(2), 11–34. https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.02.11-34

Edição

Seção

Dossiê Educação Integral, território e formação ao longo da vida para sociedades democráticas