AS VELHICES DAS MULHERES QUE CANTAM

SER VELHA, SER MULHER E ARTISTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.02.313-330

Palavras-chave:

Geração, Mulheres-gênero, Arte

Resumo

O presente texto tem por objetivo apresentar um estudo realizado com 45 mulheres idosas participantes de um grupo de Canto Coral, tendo em vista as questões de gênero, velhice das mulheres e prática artística. A pesquisa é de inspiração etnográfica, com a utilização de observações, diários de campo, registros escritos das cantoras, acervo do grupo e um processo de criação em Dança. As participantes conservam alguns estereótipos da velhice das mulheres de seu tempo, tais como: a valorização do cuidado e o trabalho no lar. Por outro lado, também os contrapõem, tendo em vista seus movimentos em direção a novas possibilidades de existência.

Biografia do Autor

Aline da Silva Pinto, Universidade Feevale e Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

Doutora em Diversidade Cultural e Inclusão Social / Universidade Feevale, Mestre em Educação/ Unilasalle-RS, Especialista em Educação Psicomotora/ FAPA-RS, Formação em Licenciatura Plena em Educação Física/ lPA-RS. Professora adjunta do Curso de Educação Física da Universidade Feevale e do Curso de Graduação em Dança: Licenciatura, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Pesquisadora da área de Corpo e Envelhecimento.

André Luiz dos Santos Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Licenciado e Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa, Mestre e Doutor em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com Pós Doutorado em Educação, também pela UFRGS. É professor dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) na UFRGS. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq - GRECCO (Grupo de Estudos Sobre Cultura e Corpo) e do Grupo de Estudos sobre Relações de Gênero Educação e Violência (GERGEV). É Coordenador adjunto dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da UFRGS, bem como Editor de Área da Revista Movimento. É membro do comitê científico do Grupo de Trabalho Temático Memórias da Educação Física e Esportes e do Grupo de Trabalho Temático Gênero, ambos vinculados ao Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. Integra a Comissão de Ética da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e é membro do Conselho Universitário na mesma instituição.

Ana Maria Colling, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Pesquisadora da UNESCO na Cátedra Diversidade cultural, Gênero e Fronteiras. Mestre em História da Brasil pela UFRGS e Doutora em História pela PUCRS com estágio na Universidade de Coimbra, Portugal. Investiga temas relacionados à história das mulheres, relações de gênero,feminismos, sexualidades, educação e gênero, discurso e poder. Entre suas publicações destacam-se as obras: A resistência das mulheres à ditadura militar no Brasil; Tempos diferentes, discursos iguais - a construção histórica do corpo feminino; Mulheres Kaiowá Guarani - Expressões; organizadora do Dicionário Crítico de Gênero (prêmio ABEU categoria Ciências Humanas 2016); A cidadania da mulher brasileira - uma genealogia.

Gustavo Roese Sanfelice, Universidade Feevale

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (2001); Mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (2002) e Doutorado em Ciências da Comunicação/Universidade do Vale do Rio dos Sinos/Unisinos (2007). Atualmente é professor Titular da Universidade Feevale, como professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social/Feevale. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Esporte e no estudo de diferentes mídias desde 1998. É membro do comitê científico do Grupo de Trabalho Temático Comunicação e Mídia do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, desde 2003 (foi coordenador no ciclo 2009/2011). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Feevale desde 2008 e atualmente exercendo a função de coordenador. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Análise dos Processos Midiáticos e Práticas Socioculturais desde 2013. Membro do Conselho Municipal de Esporte e Lazer (CMD/Novo Hamburgo/RS) Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social/Feevale (ciclo 2019/2021).

Downloads

Publicado

2025-09-05

Como Citar

Pinto, A. da S., Silva, A. L. dos S., Colling, A. M., & Sanfelice, G. R. (2025). AS VELHICES DAS MULHERES QUE CANTAM: SER VELHA, SER MULHER E ARTISTA. Revista De Ciências Humanas, 26(2), 313–330. https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.02.313-330