TENDÊNCIAS E DESAFIOS NA CARREIRA CIENTÍFICA DAS MULHERES: UMA ANÁLISE NO CONTEXTO BRASILEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.02.259-273

Palavras-chave:

mulheres na ciência, desigualdade de gênero, empoderamento educacional, barreiras educacionais de gênero.

Resumo

O contexto contemporâneo revela persistente desigualdade de gênero, acompanhada por diversas formas de violência contra as mulheres. No entanto, há um notável aumento na participação feminina no setor acadêmico brasileiro, com mais mulheres ocupando posições de destaque em instituições de ensino e pesquisa. O Brasil se destaca como pioneiro entre as nações ao alcançar a igualdade de gênero no nível mais alto de educação, o doutorado, em 2004. Apesar desses avanços, os campos STEM ainda são hostis para as mulheres, especialmente nos segmentos mais remunerados. Embora a participação feminina na produção científica tenha aumentado, persistem desafios relacionados à permanência, promoção e valorização do trabalho das mulheres. Esses desafios refletem-se na divisão sexual do trabalho e na associação histórica das mulheres com características emocionais, o que contribui para a crença em sua inadequação para carreiras científicas. Esta revisão narrativa visa analisar a evolução e os desafios enfrentados pelas mulheres na carreira científica no Brasil.

Biografia do Autor

Daniela Leite Jabes, Universidade de Mogi das Cruzes

Graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) (2002), mestrado em Biotecnologia pela Universidade de Mogi das Cruzes (2005), doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-EPM) (2009), pós-doutoramento no Núcleo Integrado de Biotecnologia da Universidade de Mogi das Cruzes (2015) e MBA em Empreendedorismo e Negócios Digitais (2023). Atualmente, professora e pesquisadora da pós-graduação stricto sensu (mestrado) em Políticas Públicas e PPG em Biotecnologia.

Referências

AGÊNCIA BRASIL. Brasil é o terceiro colocado na participação feminina na ciência. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2024-03/brasil-e-o-terceiro-colocado-na-participacao-feminina-na-ciencia#:~:text=De%202018%20a%202022%2C%20houve,direitos%20do%20que%20as%20mulheres.>. Acesso em: 29 abr. 2024.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Projeto de Lei nº 840, de 2021. Torna política de Estado o incentivo à participação da mulher nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia, matemática, química, física e tecnologia da informação. Brasília, DF, 2021. Disponível em: <https://www.camara.leg.br/noticias/737127-projeto-incentiva-participacao-feminina-na-ciencia/>. Acesso em: 29 abr. 2024.

BITENCOURT, Silvana. Maria. Apresentação do dossiê: Mulheres, ciência e tecnologia: as possíveis abordagens em um campo de estudo concretizado. Revista Ártemis, [S. l.], v. 20, 2015. Disponível em: <https://periodicos.ufpb.br/index.php/artemis/article/view/27040>. Acesso em: 30 abr. 2024.

BURKE, Katie L. “Harassment in science: recent studies demonstrate an unwelcoming workplace for people of color and women in STEM fields, point to a need to raise awareness among men and leaders, and elicit calls for cultural change”. American Scientist, v. 105, n. 5, p. 262, set./out. 2017. Disponível em: <https://go.gale.com/ps/anonymous/?id=GALE%7CA504340269&sid=googleScholar&v=2.1&it=r&linkaccess=abs&issn=00030996&p=AONE&sw=w>. Acesso em: 29 abr. 2024.

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Disponível em: <https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/conselho-superior>. Acesso em: 19 abr. 2024.

CENTRO DE GESTÃO E ESTUDOS ESTRATÉGICOS EM CIÊNCIA - CGEE. Doutores 2010: estudos da demografia da base técnico-científica brasileira. Brasília-DF: CGEE, 2010. Disponível em: <https://www.cgee.org.br/web/rhcti-old/doutores-2010?inheritRedirect=true>. Acesso em: 29 abr. 2024.

CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO (CNPq). Programa Mulher e Ciência. Disponível em: <https://www.gov.br/cnpq/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/mulher-e-ciencia>. Acesso em: 29 abr. 2024.

CUNHA, Rocelly; DIMENSTEIN, Magda.; DANTAS, Cândida. “Desigualdades de gênero por área de conhecimento na ciência brasileira: panorama das bolsistas PQ/CNPq”. Revista Saúde Debate, 45 (spe 1), 2021. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/sdeb/a/X4B8B69D9cPFhxQbZDQSD6c/>. Acesso em: 19 jan. 2022.

DESPACHO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA Nº 26, de 21 de jan. 2022. Diário Oficial da União. Publicado em: 24 jan. 2022. Disponível em: <https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/despacho-do-presidente-da-republica-375545448?utm_source=meio%20&utm_medium=email>. Acesso em: 24 abr. 2024.

DE SOUZA, Ludimila Moitinho. Mulheres na Ciência e Tecnologia: Revisão de Literatura Revista Científica On-line Tecnologia – Gestão – Humanismo, v.10, n.1, 2020.

FECLESC, Nathalia Bezerra. Mulher e universidade: a longa e difícil luta contra a invisibilidade. Artigo de evento. Ministério Público do Estado da Bahia. 2010. Disponível em: <http://dspace.sistemas.mpba.mp.br/jspui/handle/123456789/806>. Acesso em: 29 abr. 2024.

GROSSI, Márcia Gorett Ribeiro; BERNARDES, Shirley Doweslei Borja; LOPES, Aline Moraes; ANDALÉCIO, Aleixina Maria Lopes. As mulheres praticando ciência no Brasil. Revista Estudos Feministas, v. 24, n. 1, p. 11–30, 2016.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). (2020). Censo da Educação Superior 2020. Brasília: Ministério da Educação. Disponível em: <https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-da-educacao-superior/resultados-do-censo-da-educacao-superior-2020-disponiveis>.

IBARRA, Ana Carolina Rodríguez; RAMOS, Natália Baptista; OLIVEIRA, Manoela Ziebell de. Desafios das mulheres na carreira científica no Brasil: uma revisão sistemática. Rev. bras. orientac. prof, Campinas , v. 22, n. 1, p. 17-28, 2021 . Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902021000100002&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 29 abr. 2024. http://dx.doi.org/10.26707/1984-7270/2021v22n102.

LETA, Jacqueline. As mulheres na ciência brasileira: crescimento, contrastes e um perfil de sucesso. Estudos Avançados, v. 17, n. 49, p. 271–284, 2003.

LETA, Jacqueline; LEWISON, Grent. The Contribution of Women in Brazilian Science: A Case Study in Astronomy, Immunology and Oceanography. Scientometrics 57, 2003, pp. 339-353.

MARTINS, Letícia Barbieri; SANTOS, Rosemar Ayres dos. Questões de Gênero e a Violência Doméstica Contra a Mulher em Periódicos da Área de Ensino de Ciências. Revista de Ciências Humanas, v. 24, n. 3, p. 87-112, 2023. Doi: 10.31512/19819250.2023.24.03.87-

PIMENTEL, C. (2021) Dados comentados pela professora Sônia Bao no evento “IB Discute: Mulheres na Ciência”, de 08 de março de 2021. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=v7HSaRy4Ac8>. Acesso em: 19 jan. 2022.

SÍGOLO, Vanessa Moreira.; GAVA, Thais; UNBEHAUM, Sandra. Equidade de gênero na educação e nas ciências: novos desafios no Brasil atual. Cadernos Pagu, n. 63, p. e216317, 2021.

UNESP. Por que as mulheres são maioria na pós-graduação, mas ocupam menos da metade dos cargos de docência nas universidades? Jornal UNESP, São Paulo, [s.d.]. Disponível em: <https://jornal.unesp.br/2023/03/03/por-que-as-mulheres-sao-maioria-na-pos-graduacao-mas-ocupam-menos-da-metade-dos-cargos-de-docencia-nas-universidades/>. Acesso em: 29 abr. 2024.

SILVA, Elizabete Rodrigues da. Feminismo radical: pensamento e movimento. Textura, Cruz da Almas, v. 17, n. 1, p. 24-34, jul. 2008. Disponível em: <https://textura.famam.com.br/textura/article/view/251/225>. Acesso em: 15 maio 202.

TARGINO, Maria das Graças. Comunicação científica: uma revisão dos seus elementos básicos. Informação e Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 10, n. 2, 2000. Disponível em: <http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/326/248>. Acesso em: 3 jun. 2008.

VELHO, Léa; LEÓN, Elena. A construção social da produção científica por mulheres. Cadernos Pagu, Campinas, SP, n. 10, p. 309–344, 2012. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/4631474>. Acesso em: 1 maio. 2024.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2024-08-07

Como Citar

Jabes, D. L. (2024). TENDÊNCIAS E DESAFIOS NA CARREIRA CIENTÍFICA DAS MULHERES: UMA ANÁLISE NO CONTEXTO BRASILEIRO. Revista De Ciências Humanas, 25(2), 259–273. https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.02.259-273