DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA E ARTESANIA EM TEMPOS DE INOVAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2023.24.01.44-64

Palavras-chave:

Docência Universitária. Artesania. Inovação. Ensino Superior. Educação.

Resumo

Este estudo decorre de uma pesquisa realizada com cerca de 150 professores vinculados a 9 universidades comunitárias gaúchas imersos em processo de inovação pedagógica nas suas instituições. Nesta pesquisa, buscamos compreender como professores universitários manifestam a sua artesania profissional e a partir disso, problematizar a docência universitária, compreendida como artesania, diante do imperativo da inovação na
contemporaneidade. Para isso, cartografamos a maneira como professores universitários, imersos em processos de inovação, escreviam e falavam acerca do seu fazer, buscando compreender os movimentos, as aprendizagens e os dilemas que perpassam o tornar-se, o formar-se e o ser docente universitário na contemporaneidade, mas principalmente, buscando identificar manifestações da artesania docente nestas falas e escritas. O aporte teórico se organizou em torno de três eixos: a compreensão do contexto do qual emerge a necessidade de repensar a universidade e, consequentemente, a docência; o imperativo da inovação na contemporaneidade; e, a habilidade artesanal. As reflexões produzidas a partir dessa pesquisa foram organizadas em torno de seis marcadores: o tornarse docente universitário na contemporaneidade; o desenvolvimento da habilidade artesanal; o compromisso com o fazer docente; a consciência material; a cooperação e o orgulho pelo próprio trabalho. No percurso de pesquisa, foi possível identificar, reconhecer e valorizar a maneira artesã como os professores participantes exerce seu ofício, apesar de todas as dificuldades apresentadas pelo contexto atual da educação, concebendo, assim, a docência universitária como um ofício artesanal, isto é, sem perder o desejo de um trabalho bem feito pelo simples fato de fazê-lo bem.

Biografia do Autor

Joice Nunes Lanzarini, UNISC

Doutora em Educação (UNISC/2021), Mestre em Educação na Universidade de Santa Cruz do Sul, tem especialização em Gestão Universitária pela UNISC/2005e em Metodologia do Ensino na Educação Superior pela UNINTER/2016, MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação em Educação pela PUC-RS/2006. É graduada em Ciência da Computação pela UNISC/2000. Atualmente é Assessora da Direção de Ensino da Universidade de Santa Cruz do Sul, trabalhando, especialmente em pautas relacionadas à projetos pedagógicos e formação de professores universitários. Atuou, por muitos anos como coordenadora da equipe de produção de materiais didáticos da Assessoria para Educação a Distância da UNISC. Foi docente em cursos técnicos e profissionalizantes de Informática e em cursos de extensão universitária na área de Web Design, professora e coordenadora do Curso de Especialização em Docência Universitária na Contemporaneidade (UCS). Dedica-se ao estudo da Educação a Distância, das tecnologias digitais na educação e da formação de professores universitários. 

Felipe Gustsack, UNISC

Possui graduação em Letras Português Inglês e Literaturas pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988), mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998; 2003). É professor do PPGEdu - Mestrado e Doutorado em Educação e do PPGL - Mestrado e Doutorado em Letras, vinculados ao Departamento de Ciências, Humanidades e Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul - RS. Tem experiência nas áreas de Educação, Linguagem e Tecnologias com ênfase na Pesquisa e na extensão em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores e educação básica, educação e linguagem, alfabetização e letramento, tecnologias de informação e comunicação na educação, educação cooperativa, educação e movimentos sociais, discurso, escola e seu entorno. Atua também no Comitê Científico das Revistas Jovens Pesquisadores e Reflexão e Ação. É consultor ad hoc de vários periódicos e eventos da área de Educação. Integra o Comitê Científico da Conferência IADIS - Ibero-Americana WWW/Internet. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação e Chefe do Departamento de Educação-UNISC. É líder do grupo de pesquisa Linguagem, Cultura e Educação - LinCE/CNPq. Researcher-ID: https://publons.com/researcher/D-4173-2015/

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-09-12

Como Citar

Lanzarini, J. N., & Gustsack, F. (2023). DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA E ARTESANIA EM TEMPOS DE INOVAÇÃO. Revista De Ciências Humanas, 24(1), 44–64. https://doi.org/10.31512/19819250.2023.24.01.44-64