DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA E ARTESANIA EM TEMPOS DE INOVAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2023.24.01.44-64Palavras-chave:
Docência Universitária. Artesania. Inovação. Ensino Superior. Educação.Resumo
Este estudo decorre de uma pesquisa realizada com cerca de 150 professores vinculados a 9 universidades comunitárias gaúchas imersos em processo de inovação pedagógica nas suas instituições. Nesta pesquisa, buscamos compreender como professores universitários manifestam a sua artesania profissional e a partir disso, problematizar a docência universitária, compreendida como artesania, diante do imperativo da inovação na
contemporaneidade. Para isso, cartografamos a maneira como professores universitários, imersos em processos de inovação, escreviam e falavam acerca do seu fazer, buscando compreender os movimentos, as aprendizagens e os dilemas que perpassam o tornar-se, o formar-se e o ser docente universitário na contemporaneidade, mas principalmente, buscando identificar manifestações da artesania docente nestas falas e escritas. O aporte teórico se organizou em torno de três eixos: a compreensão do contexto do qual emerge a necessidade de repensar a universidade e, consequentemente, a docência; o imperativo da inovação na contemporaneidade; e, a habilidade artesanal. As reflexões produzidas a partir dessa pesquisa foram organizadas em torno de seis marcadores: o tornarse docente universitário na contemporaneidade; o desenvolvimento da habilidade artesanal; o compromisso com o fazer docente; a consciência material; a cooperação e o orgulho pelo próprio trabalho. No percurso de pesquisa, foi possível identificar, reconhecer e valorizar a maneira artesã como os professores participantes exerce seu ofício, apesar de todas as dificuldades apresentadas pelo contexto atual da educação, concebendo, assim, a docência universitária como um ofício artesanal, isto é, sem perder o desejo de um trabalho bem feito pelo simples fato de fazê-lo bem.
Referências
ALLIAUD, Andrea. Los artesanos de la enseñanza: Acerca de la formación de maestros con oficio. 1ª ed. Buenos Aires: Paidós, 2017.
BALL, Stephen J. Educação global S.A.: novas redes políticas e o imaginário neoliberal. Tradução de Janete Bridon. Ponta Grossa, PR: Editora da UEPG, 2020.
BEHRENS, Marilda Aparecida. O Paradigma Emergente e a Prática Pedagógica. Petrópolis, RJ: 4ª ed. Vozes, 2010.
BEHRENS, Marilda A. O paradigma da complexidade e a contribuição de Paulo Freire na formação de professores. In: ENS, Romilda T.; VOSGERAU, Dilmeire S. R (orgs.). Discutindo a educação na dimensão da práxis. Curitiba: Champagnat, 2007, p. 26-48.
BEHRENS, Marilda A. Paradigmas inovadores na aprendizagem para a vida: o saber fazer e o fazer pedagógico dos professores. In: ENS, Romilda T.; VOSGERAU, Dilmeire S. R (orgs.). Trabalho do professor e saberes docentes. Curitiba: Champagnat, 2009, p. 177-192.
BEHRENS, Marilda A. Projetos de aprendizagem colaborativa num paradigma emergente. In: MORAN, José M.; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.
CLOTET, Joaquim. Apresentação. In: AUDY, Jorge Luis Nicolas; MOROSINI, Marília Costa. Inovação e Empreendedorismo na Universidade. Porto Alegre, RS: EDIPUC, 2008.
CUNHA, Maria Isabel da. Inovações na educação superior: impactos na prática pedagógica e nos saberes da docência. Em Aberto, Brasília, v. 29, n. 97, 2016. Disponível em: http://www.emaberto.inep.gov.br/index.php/ emaberto/article/view/2955. Acesso em: 07/01/2018.
CUNHA, Maria Isabel da. A docência como ação complexa, In: CUNHA, Maria Isabel d. (org). Trajetórias e lugares de formação da docência universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2010. CUNHA, Maria Isabel da. Pedagogia universitária: energias emancipatórias em tempos neoliberais. Junqueira&Marin Editores, 2006a.
CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e sua prática. Campinhas, SP: Papirus, 2006b.
CUNHA, Maria Isabel da. O professor universitário: na transição de paradigmas. Junqueira & Marin, 2005.
CUNHA, Maria Isabel da. Sala de aula: espaço de inovações e formação docente. In: ENRICONE, D.; GRILLO, M.(orgs.). Educação Superior: vivências e visão de futuro. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2005, p. 71-82.
CUNHA, Maria Isabel da. A docência como mediação complexa: o papel da didática na formação de professores. In: ROMANOWSKI, Joana et al. (orgs). Conhecimento local e conhecimento universal: pesquisa, didática e ação docente. Curitiba: Champagnat, 2004a, p.31-42.
CUNHA, Maria Isabel da. Inovações pedagógicas e a reconfiguração de saberes no ensinar e no aprender na universidade. In: CONGRESSO LUSOAFRO-BRASILEIRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, VIII, 2004, Coimbra. Anais [...].Coimbra: Universidade de Coimbra, 2004b. Disponível em: https://www.ces.uc.pt/lab2004/pdfs/MariaIsabelCunha.pdf. Acesso em: out de 2019.
CUNHA, Maria Isabel da. Inovações: conceitos e práticas. In: CASTANHO, Sérgio;
CASTANHO, Maria Eugênia L.M. Temas e textos em metodologias do ensino superior, Campinas, SP: Papirus, 2001, p. 125-136.
CUNHA, Maria Isabel da; ZANCHET, Beatriz Atrib. Sala de aula universitária e inovações: construindo saberes docentes. Educação e linguagem. São Paulo, Ano 10, n. 15, p. 227-249. jan-jun, 2007. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistasims/index.php/EL/article/view/164/174. Acesso em: out de 2019.
DEWEY, John. O desenvolvimento do Pragmatismo Americano. CognitioEstudos: Revista eletrônica de Filosofia, São Paulo, v. 5, n. 2, dez/2008, p. 119-132. Tradução: RODRIGUES, Cassiano Terra. Disponível em: http://www.pucsp.br/pos/filosofia/ Pragmatismo. Acesso em: 06/08/2019.
GOMES, Luiz Gomes Ferreira. Novela e sociedade no Brasil. Niterói: EdUFF, 1998.
LANZARINI, Joice Nunes; COSTA, Flávia Fernanda Costa; GUSTSACK, Felipe. Inovação na Dimensão Acadêmica do Ensino Superior: Mapeando caminhos para a pesquisa. In:CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA (CIDU), X, 208, Porto Alegre, Anais [...]. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2019. Disponível em: https://ebooks.pucrs.br/edipucrs /acessolivre/anais/cidu/. Acesso em: jul de 2021.
LANZARINI, Joice N. GUSTSACK, Felipe; IOP, Maria Cristina R. Tecnologias e educação: do misoneísmo à abertura poética. In: REUNIÃO CIENTÍFICA REGIONAL DA ANPED SUL, XII, Porto Alegre, Anais [...]. Porto Alegre: UFRGS, 2018. Disponível em: http://anais.anped.org.br/regionais/sites/ default/files/trabalhos/2/1372-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf. Acesso em: jul de 2021.
LEITE, Denise; GENRO, Maria Elly Herz; BRAGA, Ana Maria e Souza. Inovação e Pedagogia Universitária. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2011.
LARROSA, Jorge. El profesor artesano: materiales para conversar sobre el oficio. Buenos Aires: Centro de Publicaciones Educativas y Materiales Didáctico, 2020.
LARROSA, Jorge. Esperando não se sabe o quê: Sobre o ofício de professor. Autêntica, 2018.
LUCARELLI, Elisa. Las prácticas innovadoras en el aula universitaria: una mirada desde la investigación. In: ZANCHET, Beatriz M. B. A; GHIGGI, Gomercindo (Orgs.). Práticas inovadoras na sala de aula universitária: possibilidades, desafios e perspectivas. São Luis, MA: EDUFMA, 2009, p-17- 46. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto /fm000014.pdf. Acesso em: out de 2019.
LUCARELLI, Elisa. Algunas reflexiones acerca de la producción colectiva de conocimientos en el campo de la pedagogía universitaria. In: BROILO, Cecília L; CUNHA, Maria I. da (Orgs.). Pedagogia Universitária e produção de conhecimentos. vol. 3 Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008, pp. 51-57.
LUCARELLI, Elisa. Pedagogia universitária e inovação. In: CUNHA, Maria Isabel da (Org). Reflexões e práticas em pedagogia universitária. São Paulo: Papirus. 2007. p.75‐91. 200 LUCARELLI, Elisa. Prácticas Innovadoras en la formación del docente universitario. Educação, vol. XXVII, n. 54. set-dez, 2004, pp. 503-524. Porto Alegre: PUC. 2004. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/ index.php/faced/article/view/396. Acesso em: out. de 2019.
LUCARELLI, Elisa. El eje teoria-practica em cátedras universitárias innovadoras, su incidência dinamizadora en la estructura didáticocurricular. Tese (Faculdad de Filosofia y Letras) - Universidad de Buenos Aires, Buenos Aires, 2003. Disponível em: http://repositorio.filo.uba.ar/bitstream/handle/filodigital/4099/uba_ffyl_t_ 2003_49245_v1.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: out. de 2019.
LUCARELLI, Elisa. Enseñar y aprender en la universidad: la articulación teoría-práctica como eje de la innovación en el aula universitaria. In: CANDAU, Vera M (org.). Ensinar e aprender: sujeito, saberes e pesquisa. Rio de Janeiro: DP&A, 2002, p. 150-161.
LUCARELLI, Elisa. Um desafio institucional: inovação e formação pedagógica do docente universitário. In: CASTANHO, Sérgio; CASTANHO, Maria Eugênia L.M. (org). O que há de novo na educação superior: Do projeto pedagógico à prática transformadora.. Campinas, SP: Papirus, 2000, Cap. 2, p.61-74.
LUCARELLI, Elisa. Teoría y práctica como innovación en docencia, investigación y actualización pedagógica. Buenos Aires: Universidad de Buenos Aires, 1994. Disponível em: http://repositorio.filo.uba.ar:8080/ xmlui/handle/filodigital/11013 Acesso em: out de 2019.
MORAES, Maria Cândida. Ecologia dos saberes: complexidade, transdisciplinaridade e educação: novos fundamentos para iluminar novas práticas educacionais. São Paulo: Antakarana/WHH–Willis Harman House, 2008.
MORAES, Maria Cândida. Educação a distância e a ressignificação dos paradigmas educacionais: fundamentos teóricos e epistemológicos. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, Departamento de Educação I, Salvador: UNEB, v. 1, n. 1, jan/jun. 2005.
MORAES, Maria Cândida. Pensamento eco-sistêmico: educação, aprendizagem e cidadania no século XXI. Petrópolis: Vozes, 2004a. 344p
MORAES, Maria Cândida. Pressupostos teóricos do sentirpensar. In: MORAES, Maria Cândida; TORRE, Saturnino de la. SentirPensar: fundamentos e estratégias para reencantar a educação. Petrópolis: Vozes, 2004b.
MORAES, Maria Cândida. Pensamento eco-sistêmico: educação, aprendizagem e cidadania no século XXI. Petrópolis: Vozes, 2004.
MORAES, Maria Cândida. O paradigma educacional emergente. Campinas: Papirus, 2006.
MORAES, Maria Cândida. O paradigma educacional emergente: implicações na formação do professor e nas práticas pedagógicas. Em Aberto, Brasília, ano 16, n. 70, p. 57-69, abr./jun. 1996. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/download/2388/ 2127. Acesso em: jul. de 2021.
MASETTO, Marcos. Inovação na Educação Superior. Interface (Botucatu), Botucatu , v. 8, n. 14, p. 197-202, Feb. 2004 . Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/icse/v8n14/v8n14a17.pdf. Acesso em: out. de 2019.
MORIN. Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortês, 2000a.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000b.
MOROSINI, Marília C. et al . A qualidade da educação superior e o complexo exercício de propor indicadores. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v.21, n.64, p.13-37, Mar. 2016. Disponível em: http://www.scielo. br/pdf/rbedu/v21n64/1413-2478-rbedu-21-64-0013.pdf. Acesso em: out de 2019.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A universidade do século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade. 3º Ed. São Paulo: Cortez, 2011.
SENNETT, Richard. A cultura do novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 1999.
SENNETT, Richard. O Artífice. 4º ed. Rio de Janeiro: Record, 2013.
SILVA, Roberto Rafael Dias da. Sennett e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
SOUZA, Ruth Catarina C. R. Universidade, processo de ensino-aprendizagem e inovação. In: REUNIÃO CIENTÍFICA REGIONAL DA ANPEd CENTRO-OESTE, 9., 2008. Anais… Brasília: 2008, p. 57-71.
SOUZA, Ruth Catarina C. R. de. A complexidade, a escola e o aprenderensinar. In:
MONTEIRO, Filomena M.de A. Educação como espaço da cultura. Cuiabá: EdUFMT, 2006, p. 145-161. Disponível em: https://estagiodepedagogia.fe.ufg.br/up/235/o/A_complexidade_a_escola_e _o_aprender-ensinar.pdf. Acesso em: out. de 2019.
VEIGA, Ilma P.A.; RESENDE, Lúcia M. G.; FONSECA, Marília. Aula universitária e inovação. In: VEIGA, Ilma P.A.; CASTANHO, Maria Eugênia, L.M. (orgs). Pedagogia Universitária: a aula em foco. Campinas: Papirus, 2007, Cap.8, p. 161-192.
ZABALZA, Miguel. O ensino universitário: seus cenários e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.