MOVIMENTO STEAM E O ENSINO MÉDIO À LUZ DA LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2023.24.01.119-141

Palavras-chave:

Educação. Ensino Médio. Movimento STEAM.

Resumo

Neste texto, investigamos a aproximação entre a reconfiguração do Ensino Médio, por meio dos princípios expressos na Lei n°13.415/2017, e o Movimento STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics), que pretende difundir estratégias de inovação e integração curricular. O estudo toma como base, para a Revisão Sistemática de Literatura, as produções publicadas no Scopus, Web of Science, Google Scholar, Periódicos Capes, Scielo, Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações BDTD, no período de 2017 a 2022, por meio dos descritores em língua inglesa: "high school" and (STEM or STEAM) and "educational policy"; "high school" and (STEM OR STEAM). Adicionalmente, em língua portuguesa foram mobilizados os descritores: "ensino médio" and (STEM or STEAM) and “política educacional”; "ensino médio" and (STEM or STEAM). Os dados revelam que há pontos de contato entre os postulados do Novo Ensino Médio com a abordagem STEAM, nas políticas educacionais em curso, no conceito de integração curricular e nas ações de fomento em parceria com o terceiro setor. Compreendemos que as críticas direcionadas à reconfiguração da etapa final da Educação Básica, por meio da reforma e o cunho empresarial do gérmen do Movimento em questão, não anulem o fato de que há praticantes culturais para os quais é fundamental pensar estratégias didático-pedagógicas que superem a Pedagogia Tradicional, com a noção de transmissão, que não cabe mais.

Biografia do Autor

Waleska Gonçalves de Lima, Universidade Federal de Mato Grosso

Professora de física da rede estadual de Mato Grosso;

Mestre em Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT);

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGE/UFMT)

Cristiano Maciel, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutor em Ciência da Computação (UFF). Professor Associado do Instituto de Computação (UFMT),
Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Programa de Pós-Graduação em
Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a inovação (PROFNIT) da UFMT.

Ana Lara Casagrande, Universidade Federal de Mato Grosso.

Doutora em Educação (UNESP). Professora Adjunta do Instituto de Educação (UFMT), Professora do
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE),

Referências

BACICH, Lilian; HOLANDA, Leandro. Educação STEAM: Reflexões sobre a implementação em sala de aula, conexões com a BNCC e a formação de professores. Tríade Educacional (versão on-line). 2022. Disponível em: <https://www.famb.org.br/uploads/educacao_steam_pesquisa_completa_v1_267.pdf> Acesso em: 10 dez. 2022

BACICH, Lilian; HOLANDA, Leandro. STEAM em sala de aula: a aprendizagem baseada em projetos integrando conhecimentos na educação básica. Porto Alegre: Penso, 2020.

BALL, Stephen J; MAINARDES, Jefferson. (Orgs.) Políticas Educacionais: questões e dilemas. 1ª ed., 5ª impressão. São Paulo: Cortez, 2019.

BALL, Stephen J; MAGUIRE, Meg; BRAUN, Annette. Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Ponta Grossa: UEPG. 2016.

BALL, Stephen J. Profissionalismo, gerencialismo e performatividade. Cadernos de Pesquisa, 35(126), p. 539–564, 2005. Disponível em:<https://doi.org/10.1590/S0100-15742005000300002> Acesso em: 04 dez. 2022.

BANCO MUNDIAL. Documento de avaliação de programa: Relatório No. 121673-BR, 2017.

BRASIL. INEP. Resumo Técnico (versão preliminar): Censo Escolar da Educação Básica 2021. Brasília, 2022. Disponível em: <https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_escolar_2021.pdf>. Acesso em: 19 jun. 2022.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação, nº 9.394. Brasília, 1996.

BRASIL. Portaria nº 1.145, de 10 de outubro de 2016. Institui o Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio de Tempo Integral. Brasília, 2016.

BRASIL. Portaria n° 649, de 10 de julho de 2018. Institui o Programa de Apoio ao Novo Ensino Médio. Brasília, 2018a.

BRASIL. Lei n° 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Brasília, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Versão Final. 2018.

BRASIL. INEP. Resumo Técnico (versão preliminar): Censo Escolar da Educação Básica 2021. Brasília, 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Painel de Monitoramento do Novo Ensino Médio. Brasília, 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Guia de gestão socioambiental [livro eletrônico]: projeto de apoio à implementação da reforma do ensino médio/ acordo de empréstimo nº 8812-BR e nº 8813-BR, 1. ed., Brasília, 2022.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Resumo Técnico: Censo Escolar da Educação Básica 2021. Brasília, DF: Inep, 2022.

BRASIL. Acordo de Empréstimo - extrato do contrato Nº 8812-BR e 8813- BR. Diário Oficial da União. Publicado em: 28/05/2018, Edição: 101, Seção: 3, Página: 87. Órgão: Ministério da Fazenda/Procuradoria - Geral da Fazenda Nacional, 2018a. Disponível em:<https://www.jusbrasil.com.br/diarios/192396601/dou-secao-3-28-05-2018-pg-87>. Acesso em: 11 jan. 2023.

CAMPOS, Denise Caldas; LIMA, Eder Joacir de; CINTRA, Daniel Dunck; MORAES,

Devacir Vaz de. A abordagem STEAM e suas tendências pedagógicas e metodológicas. Research, Society and Development, v. 11, n. 15, e190111537148, 2022 (CC BY 4.0) | ISSN 2525-3409 | DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i15.37148, 2022.

CIAVATTA, Maria. Estudos Comparados: sua Epistemologia e sua Historicidade. Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v. 7, suplemento, pp. 129-151, 2009. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/tes/a/xb5qnBhXTLSKBGZwnrGzrMr/?format=pdf&lang=pt>.Acesso em: 02 abr. 2023.

COPELAND, Susan; FURLONG, Michelle; BOROSON, Bram. A Abordagem STE[A]M para ensino e aprendizagem. Revista Internacional de Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior. Clayton State Universit, Volume 30, Número 3, 534-548. Disponível em: <https://www.isetl.org/ijtlhe/pdf/IJTLHE3127.pdf>. Acesso em: 05 jan. 2023.

COSTA, Luciano Andreatta Carvalho da (Org.). A docência em STEM: a sala de aula como o espaço do professor-pesquisador. Curitiba: CRV, 2020. DOI:10.24824/978658608757.4

FERRETTI, Celso João. A reforma do Ensino Médio e sua questionável concepção de qualidade da educação. Ensino de Humanidades. Estud. av. 32 (93). São Paulo, 2018. <https://doi.org/10.5935/0103-4014.20180028> Acesso em: 05 jan. 2023.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Os Delírios da Razão: Crise do Capital e Metamorfose Conceitual no Campo Educacional. In: GENTILI, Pablo (Org.). Pedagogia da Exclusão: Crítica ao Liberalismo em Educação. Ed. Vozes. 6ª Edição.

GERE. Charlie. Digital Culture. 2ª ed. London/UK: Reaktion Books Ltd, 2008.

GONZALEZ, Heather B.; KUENZI, Jeffrey J. Science, Technology, Engineering, and Mathematics (STEM) Education: A Primer. Congressional Research Service: CRS Report for Congress, 2012.

GRANT, Maria J.; BOOTH, Andrew. A typology of reviews: an analysis of 14 review types and associated methodologies. Health information & libraries journal 26.2: pp. 91-108, 2009. Disponível em: <https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/j.1471-1842.2009.00848.x>. Acesso em: 14 mar 2023.

LIMA, Waleska Gonçalves de; SASSI, Sabrina Bourscheid; MACIEL, Cristiano; CASAGRANDE, Ana Lara; PEREIRA, Vinícius Carvalho. Educação STEAM: uma análise de objetivos da Agenda 2030. In: Erla Mariela Morales Morgado (Ed.). Interculturalidad, Inclusión y Equidad en Educación. Ediciones Universidad de Salamanca y los autores. 1ª ed. Enero 2023. pp. 351-361. Salamanca, Espanha. ISBN: 978-84-1311-688-4 (PDF). Disponível em: <https://eusal.es/eusal/catalog/view/978-84-1311-688-4/6268/8782-1>. Acesso em: 14 fev. 2023.

LIMA, Waleska Gonçalves de; MACIEL, Cristiano; CASAGRANDE, Ana Lara; SALGADO, Luciana Cardoso de Castro. Novo Ensino Médio e STEAM: articulações e referenciais curriculares. In: RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno; PEREIRA, Bárbara Cortella (Org.). Cultura Digital, Currículo e Perspectivas Teórico-Metodológicas em Educação. 1 ed. Curitiba: Ed. CRV, p. 125-144. 2022. Disponível em: <https://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/37383-cultura-digital-curriculo-e-perspectivas-teorico-metodologicas-em-educacao>. Acesso em: 14 mar 2023.

LOPES, Alice Casimiro. Itinerários formativos na BNCC do Ensino Médio: identificações docentes e projetos de vida juvenis. Revista Retratos da Escola. Brasília: v. 13, n. 25, pp. 59-75. 2019.

MAIA, D.L.; CARVALHO, R.A.; APPELT, V.K. Abordagem STEAM na Educação Básica Brasileira: Uma Revisão de Literatura. Rev. Tecnol. Soc., Curitiba, v. 17, n. 49, pp.68-88, out./dez., 2021. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13536>. Acesso em: 03 jan. 2023.

MARTÍN-PÁEZ, Tobías; AGUILERA, David; PERALES-PALACIOS, Francisco Javier; VÍLCHEZ-GONZÁLEZ, José Miguel. What are we talking about when we talk about STEM education? A review of literature. Science Education, 103: 799-822, 2019. <https://doi.org/10.1002/sce.21522> Acesso em: 03 jan. 2023.

MEC. Ministério da Educação. Portaria 1570. 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/PORTARIA1570DE22DEDEZEMBRODE2017.pdf>. Acesso em: 03 jan. 2023

MEC. Secretaria de Educação Básica. Guia Digital - PNLD 2021: Projetos integradores e Projeto de Vida. 2021. Disponível em: <https://pnld.nees.ufal.br/pnld_2021_proj_int_vida/inicio>. Acesso em 10 dez. 2022.

MONTAÑO, Carlos. Terceiro setor e questão social: crítica ao padrão emergente de intervenção social. 6ª ed. São Paulo: Cortez. 2010.

MUNILLA, María Sánchez. The absence of women in STEM careers: a social and gender problem. Universidad Complutense de Madrid, España, ISSN 2182-6277, Volume 5 (1), 2018.

OKOLI, Chitu. Guia para realizar uma revisão sistemática da literatura. Tradução de David Wesley Amado Duarte. EaD em Foco, 2019;9 (1): e748.

PUGLIESE, Gustavo Oliveira. STEM Education no contexto das reformas educacionais: os efeitos das políticas de educação globalizantes no currículo e na profissão docente. 2021. Tese (doutorado). Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021.

RIBEIRO, Darcy. Nossa Escola é uma calamidade. Rio de Janeiro: Salamandra, 1984.

SÜSSEKIND, Maria Luiza. A BNCC e o “novo” Ensino Médio: reformas arrogantes, indolentes e malévolas. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 25, pp. 91-107, jan./mai. 2019.

THIBAUT, Lieve et al. Educação STEM Integrada: Uma Revisão Sistemática das Práticas de Instrução na Educação Secundária. Jornal Europeu de Educação STEM. Vol. 3 (1), 02. 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.20897/ejsteme/85525>. Acesso em: 09 abr. 2023.

WHITE HOUSE. Office of the Press Secretary. President Obama Launches Educate to Innovate: Campaign for Excellence in Science, Technology, Engineering & Math (STEM) Education. 2009. Disponível em: https://obamawhitehouse.archives.gov/the-press-office/president-obama-launches-educate-innovate-campaign-excellence-science-technology-en Acesso em: 09 abr 2023.

YAKMAN. Georgette. STEAM Education: an overview of creating a model of integrative education. Curriclum & Instruction: ISTEM. Virginia Polytechnic and State University, 2008.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2023-09-12

Como Citar

de Lima, W. G., Maciel, C., & Casagrande, A. L. (2023). MOVIMENTO STEAM E O ENSINO MÉDIO À LUZ DA LITERATURA. Revista De Ciências Humanas, 24(1), 119–141. https://doi.org/10.31512/19819250.2023.24.01.119-141