AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NOS CURRÍCULOS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS: APONTAMENTOS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE DUAS UNIVERSIDADES NO OESTE CATARINENSE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2023.24.01.20-43

Palavras-chave:

Tecnologia educacional. Formação inicial docente. Currículo. Pedagogia.

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar como os cursos presenciais de pedagogia, de duas universidades que atuam na cidade de Chapecó-SC, contemplam a integração das tecnologias digitais no currículo dos cursos de formação inicial de pedagogos. A pesquisa foi desenvolvida por meio de análise documental, tendo por base a análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Entendendo que os cursos são organizados e estruturados por meio de seus projetos pedagógicos e que eles devem contemplar o previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), procedeu-se, como foco principal deste estudo, a análise desses dois documentos. Entre os resultados, destaca-se que as DCN regem timidamente a temática das TD na formação dos pedagogos, citando apenas que o egresso em pedagogia deve ter “domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas” (BRASIL, 2006, p. 2). Os cursos em tela, por sua vez, atendem às DCN por meio de um componente específico de 40 horas. Os resultados indicam, também, a necessidade de reformulação dos currículos desses cursos, integrando, de forma mais efetiva, as TD no processo de formação inicial dos pedagogos, de modo a superar a dicotomia apresentada pela formação convencional que teoriza sobre as transformações nas práticas educativas, sem que essas transformações sejam vivenciadas no próprio ambiente de formação.

Biografia do Autor

Edson Cecchetti, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

Docente do curso de Ciência da Computação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó. Mestre em Educação pela Unochapecó (2022). Membro do Grupo de Pesquisa em "Ensino e formação de professores" da Unochapecó. Pós-graduação Lato Sensu em Engenharia de Produção na Unochapecó (2016). Graduação em Ciência da Computação pela Unochapecó (2014).

Odilon Luiz Poli, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

Possui graduação em Pedagogia pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste - Fundeste (1982), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, formação de professores, inovação, metodologias ativas de aprendizagem e metodologia do ensino superior e gestão da educação. Possui experiência profissional em gestão universitária, atuando como pró-reitor de Pesquisa, extensão e pós-graduação, vice-reitor de graduação e reitor. Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração (PPGCCA) e Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), ambos da Universidade Comunitária da Região de Chapecó ? Unochapecó, onde atua com foco em inovação e gestão da inovação e formação de professores.

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Publicado

2023-09-12

Como Citar

Cecchetti, E., & Poli, O. L. (2023). AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NOS CURRÍCULOS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS: APONTAMENTOS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE DUAS UNIVERSIDADES NO OESTE CATARINENSE. Revista De Ciências Humanas, 24(1), 20–43. https://doi.org/10.31512/19819250.2023.24.01.20-43