JOGOS COOPERATIVOS E PROCESSOS EDUCATIVOS / COOPERATIVE EDUCATIONAL GAMES AND PROCEDURES

Autores

  • Vera L. R. Moraes
  • Rosane Kreusburg Molina

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v9i13.386

Palavras-chave:

Jogos Cooperativos, Educação, Solidariedade, Socialização.

Resumo

Frente a tantas transformações nas práticas pedagógicas cotidianas, e, em especial, às praticas esportivas, tem-se inúmeras metodologias a disposição dos educadores. No entanto, é mister escolher a melhor forma de desenvolver valores sociais menos
individualistas, excludentes e preconceituosos, e que valorizem a essência do ser humano, e sua capacidade de criar, modificar, respeitar e colaborar. Como instrumentos pedagógicos que
podem contribuir com as experiências de socialização, tão importantes nos âmbitos escolares, jogos e brincadeiras são meios de integração entre as pessoas e, em forma de expressão lúdica, reproduzem as relações sócio-culturais específicas de cada comunidade. Diante desta premissa, apresenta-se, neste estudo, os Jogos Cooperativos, como uma prática que pode contribuir com o enfrentamento aos atuais desafios. Desenvolvendo um espírito solidário e coletivo, no cotidiano das relações grupais, os Jogos Cooperativos promovem um ambiente comunicativo, criativo e farto de colaboração e valorização dos sujeitos que dele participam.

Downloads

Publicado

2012-10-30

Como Citar

Moraes, V. L. R., & Molina, R. K. (2012). JOGOS COOPERATIVOS E PROCESSOS EDUCATIVOS / COOPERATIVE EDUCATIONAL GAMES AND PROCEDURES. Revista De Ciências Humanas, 9(13), p. 51–70. https://doi.org/10.31512/rch.v9i13.386

Edição

Seção

Dossiê