JOGOS COOPERATIVOS E PROCESSOS EDUCATIVOS / COOPERATIVE EDUCATIONAL GAMES AND PROCEDURES
DOI:
https://doi.org/10.31512/rch.v9i13.386Palavras-chave:
Jogos Cooperativos, Educação, Solidariedade, Socialização.Resumo
Frente a tantas transformações nas práticas pedagógicas cotidianas, e, em especial, às praticas esportivas, tem-se inúmeras metodologias a disposição dos educadores. No entanto, é mister escolher a melhor forma de desenvolver valores sociais menosindividualistas, excludentes e preconceituosos, e que valorizem a essência do ser humano, e sua capacidade de criar, modificar, respeitar e colaborar. Como instrumentos pedagógicos que
podem contribuir com as experiências de socialização, tão importantes nos âmbitos escolares, jogos e brincadeiras são meios de integração entre as pessoas e, em forma de expressão lúdica, reproduzem as relações sócio-culturais específicas de cada comunidade. Diante desta premissa, apresenta-se, neste estudo, os Jogos Cooperativos, como uma prática que pode contribuir com o enfrentamento aos atuais desafios. Desenvolvendo um espírito solidário e coletivo, no cotidiano das relações grupais, os Jogos Cooperativos promovem um ambiente comunicativo, criativo e farto de colaboração e valorização dos sujeitos que dele participam.
Publicado
2012-10-30
Como Citar
Moraes, V. L. R., & Molina, R. K. (2012). JOGOS COOPERATIVOS E PROCESSOS EDUCATIVOS / COOPERATIVE EDUCATIONAL GAMES AND PROCEDURES. Revista De Ciências Humanas, 9(13), p. 51–70. https://doi.org/10.31512/rch.v9i13.386
Edição
Seção
Dossiê
Licença
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.