O PAPEL PEDAGÓGICO DA PROPAGANDA / THE EDUCATIONAL ROLE OF PROPAGANDA

Autores

  • Merli Leal Silva Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, Ms. em comunicação pela PUC-RS, professora adjunta da Universidade Federal do Pampa - Campus São Borja.

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v13i20.354

Palavras-chave:

Propaganda. Ideologia. Educação.

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir o papel pedagógico dos meios de comunicação na sociedade pós-moderna, a partir da análise de propagandas que veiculem explicita ou implicitamente, valores de gênero, raça, classe social como modelos hegemônicos. Nossa hipótese parte do pressuposto que os modelos ditados pela propaganda de massa podem, em di ferentes proporções, construir papéis sociais. A metodologia para análise esta baseada na hermenêutica de profundidade, de J. Thompson, em Ideologia e Cultura Moderna (1995). Para o autor, o conteúdo comunicativo pode ajudar a manter ou a reproduzir relações de dominação. Ele
chama estes conteúdos de formas simbólicas. Os referenciais teóricos de base são compostos por autores do campo da educação e da comunicação: Lipovetski, Baudrillard e Paulo Freire.

*

ABSTRACT: This article aims to discuss the educational role of the media in a postmodern society, analyzing advertisements that explicitly or implicitly convey values, gender, race, social class as hegemonic models. Our hypothesis assumes that the models dictated by mass propaganda, can, in different proportions, construct social roles. The methodology for this analysis based on depth hermeneutics, J Thompson, and Ideology in Modern Culture (1995). For the author, the communicative content, which he calls symbolic forms, can help to maintain or reproduce relations of domination. The theoretical base is provided by authors in the fi eld of education and communication: Lipovetski, Baudrillard and Paulo Freire.

Downloads

Publicado

2012-10-23

Como Citar

Silva, M. L. (2012). O PAPEL PEDAGÓGICO DA PROPAGANDA / THE EDUCATIONAL ROLE OF PROPAGANDA. Revista De Ciências Humanas, 13(20), p. 69–90. https://doi.org/10.31512/rch.v13i20.354