A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E SEUS REFERENCIAIS TEÓRICOS METODOLÓGICOS: CONSTRUÇÕES A PARTIR DOS DIÁLOGOS ENTRE BRASIL-ÁFRICA / LA PEDAGOGÍA DE LA ALTERNANCIA Y SUS REFERENCIALES TEÓRICOS METODOLÓGICOS: CONSTRUCCIONES APARTIR DE LOS DIÁLOGOS ENTRE BRASIL-Á

Autores

  • Maria de Lourdes Bernartt Graduação em Letras-Inglês. Doutorado em Educação. Docente da Graduação e do Programa de Pós- -Graduação em Desenvolvimento Regional da UTFPR – Câmpus Pato Branco.
  • Giovanna Pezarico Graduação em Administração e Direito. Mestre em Tecnologia. Doutoranda do Programa de Pós- -Graduação em Tecnologia da UTFPR – Câmpus Curitiba. Docente da UTFPR – Câmpus Pato Branco.

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v12i19.346

Palavras-chave:

Pedagogia da Alternância, Referenciais Téoricos e Metodológicos, Brasil-África.

Resumo

O artigo objetiva apresentar resultados iniciais de pesquisa vinculados a Projetos desenvolvidos no âmbito do Programa
de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR)
da UTFPR Câmpus Pato Branco envolvendo alunos africanos
participantes do Programa de Iniciação Científi ca – PIC – Programa de Incentivo à Formação Científi ca de Alunos de Moçambique, Angola e Cabo Verde (PFMCA/PROFOR), nos anos de 2010, 2011 e 2012. Os alunos, juntamente com seus professores orientadores, têm realizado estudos sobre a Pedagogia da Alternância como método pedagógico utilizado nas Casas Familiares Rurais e do Mar, no sul do Brasil. As visitas em CFRs e do Mar, bem como em prropriedade rurais e a famílias de pescadores demonstraram que a Pedagogia da Alternância contribui para o desenvolvimento acadêmico dos jovens, bem como na melhoria das famílias, nas condições de vida nas propriedades rurais e nas atividades pesqueiras.

Downloads

Publicado

2012-10-10

Como Citar

Bernartt, M. de L., & Pezarico, G. (2012). A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E SEUS REFERENCIAIS TEÓRICOS METODOLÓGICOS: CONSTRUÇÕES A PARTIR DOS DIÁLOGOS ENTRE BRASIL-ÁFRICA / LA PEDAGOGÍA DE LA ALTERNANCIA Y SUS REFERENCIALES TEÓRICOS METODOLÓGICOS: CONSTRUCCIONES APARTIR DE LOS DIÁLOGOS ENTRE BRASIL-Á. Revista De Ciências Humanas, 12(19), p. 117–136. https://doi.org/10.31512/rch.v12i19.346