A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO AUXILIAR NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA /
DOI:
https://doi.org/10.31512/rch.v11i17.334Palavras-chave:
Extensão. Laboratório de Matemática. Ensino-aprendizagem.Resumo
Nos dias atuais o ensino da Matemática em muitas escolas
se apresenta descontextualizado, onde o aluno é, muitas vezes, um mero expectador em sala de aula e não um sujeito participante da sua própria construção do saber. Da mesma forma, os conteúdos e metodologias não se articulam com os objetivos de um ensino que sirva à inserção social dos educandos. Sendo assim, entendemos que a educação, em especial, a Matemática, necessita adotar um novo paradigma que venha a substituir
o atual ensino-aprendizado da mesma, proporcionando um estudo por meio de métodos diferenciados, dinâmicos e desafiadores, partindo da realidade do aluno, que possam vir a desmistificar, bem como provocar mudanças e melhorias em relação a esta disciplina. Sendo assim, e com o objetivo de promover melhorias no que diz respeito ao processo de ensino e aprendizagem da matemática, levando em consideração as dificuldades
de aprendizagem enfrentadas pela maioria dos alunos e também as dificuldades dos professores desta disciplina em encontrar propostas de trabalho que possibilitem aos seus alunos construir conhecimentos, socializam-se, aqui, alguns dos resultados colhidos no laboratório deMatemática da URI de Frederico Westphalen. O projeto de extensão universitária intitulado “Laboratório de Matemática” estimula e promove avanços na prática pedagógica escolar, buscando sempre novas possibilidades de trabalho que aumentem a interação entre professor, aluno e saber matemático, realizando pesquisas, as quais, posteriormente serão difundidas a alunos e professores da Educação Básica, bem como, aos acadêmicos do curso, por meio de cursos de extensão, buscando desta forma, sanar as problemáticas que tornam o ensino da Matemática tão incompreensível e desacreditado. Em meio a isto, apresentamos no presente artigo algumas das contribuições deste projeto para com a Educação Básica, dando ênfase e abordando aspectos relativos ao uso de jogos, resolução de problemas matemáticos, bem como, às dobraduras para o ensino da geometria. Assim, salientamos a importância desse projeto,
por meio do qual a universidade terá a oportunidade de cumprir seu papel de desenvolvimento social junto com a comunidade, bem como, de interagir com a escola de Educação Básica, garantindo assim, movimentos em direção a transformações e melhorias no ensino e aprendizado no âmbito da Educação Matemática.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.