A PRESENÇA CABOCLA NO MÉDIO ALTO URUGUAI
DOI:
https://doi.org/10.31512/rch.v6i7.275Resumo
Neste texto, discorreremos sobre a presença dos caboclosna região do Médio Alto Uruguai – RS. Nosso objetivo é identificar o seu papel na questão da colonização da região. Partimos do pressuposto de que a presença dos caboclos, nesta região, antecedeu aos migrantes. Ainda, que aqueles participaram ativamente do processo de colonização, contribuindo em várias atividades e que, por força da legislação agrária e do desenvolvimento do capitalismo e suas relações sociais, aos poucos foram expulsos e/ou excluídos do Médio Alto Uruguai. Nossa análise e interpretação se fundamentam na documentação expressa em correspondências, relatórios, fotos e mapas existentes na Inspetoria de Terras de Frederico Westphalen, bem como em depoimentos de migrantes e/ou descendentes de caboclos.
Publicado
2012-09-06
Como Citar
Olkoski, W. (2012). A PRESENÇA CABOCLA NO MÉDIO ALTO URUGUAI. Revista De Ciências Humanas, 6(7), p. 159–174. https://doi.org/10.31512/rch.v6i7.275
Edição
Seção
Dossiê
Licença
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.