EDUCAÇÃO INDÍGENA KAINGANG: COMO ENSINAR GEOGRAFIA NA RESERVA DO LIGEIRO – CHARRUA – RS

Autores

  • Tiara Rubia Enge
  • Luciane Gressana
  • Carlos Antônio da Silva

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v6i7.272

Resumo

Este trabalho busca resgatar a cultura Kaingang nos aspectos da compreensão e vivência do espaço indígena de acordo com a tradição cultural dos Kaingangs e confrontar essa compreensão
do espaço com os ensinamentos geográficos ministrados pelos
professores de Geografia na reserva indígena do Ligerio, Charrua RS. Essa pesquisa, de cunho introdutório, visa destacar a importância de valorizar o contexto indígena no processo ensino-aprendizagem de Geografia. Compreendendo o ensino de Geografia não apenas como uma disciplina do ensino formal, mas como a construção de um conhecimento mediador entre aluno e professor e suas diferentes histórias de vida, vivências e culturas. Destacando a valorização darelação entre aluno e professor como uma mediação de construção da compreensão de diferentes realidades, às vezes contrastantes, mas que ncentivam a troca de informações e o estímulo ao intercâmbio cultural.

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Publicado

2012-09-06

Como Citar

Enge, T. R., Gressana, L., & da Silva, C. A. (2012). EDUCAÇÃO INDÍGENA KAINGANG: COMO ENSINAR GEOGRAFIA NA RESERVA DO LIGEIRO – CHARRUA – RS. Revista De Ciências Humanas, 6(7), p. 111–128. https://doi.org/10.31512/rch.v6i7.272

Edição

Seção

Dossiê