EDUCAÇÃO INDÍGENA KAINGANG: COMO ENSINAR GEOGRAFIA NA RESERVA DO LIGEIRO – CHARRUA – RS
DOI:
https://doi.org/10.31512/rch.v6i7.272Resumo
Este trabalho busca resgatar a cultura Kaingang nos aspectos da compreensão e vivência do espaço indígena de acordo com a tradição cultural dos Kaingangs e confrontar essa compreensãodo espaço com os ensinamentos geográficos ministrados pelos
professores de Geografia na reserva indígena do Ligerio, Charrua RS. Essa pesquisa, de cunho introdutório, visa destacar a importância de valorizar o contexto indígena no processo ensino-aprendizagem de Geografia. Compreendendo o ensino de Geografia não apenas como uma disciplina do ensino formal, mas como a construção de um conhecimento mediador entre aluno e professor e suas diferentes histórias de vida, vivências e culturas. Destacando a valorização darelação entre aluno e professor como uma mediação de construção da compreensão de diferentes realidades, às vezes contrastantes, mas que ncentivam a troca de informações e o estímulo ao intercâmbio cultural.
Publicado
2012-09-06
Como Citar
Enge, T. R., Gressana, L., & da Silva, C. A. (2012). EDUCAÇÃO INDÍGENA KAINGANG: COMO ENSINAR GEOGRAFIA NA RESERVA DO LIGEIRO – CHARRUA – RS. Revista De Ciências Humanas, 6(7), p. 111–128. https://doi.org/10.31512/rch.v6i7.272
Edição
Seção
Dossiê
Licença
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.