A escola na era da globalização: uma questão a ser discutida...
DOI:
https://doi.org/10.31512/rch.v1i1.202Resumo
O presente artigo propõe-se a fazer uma reflexão sobre as mudanças sociais que vêm ocorrendo na sociedade face a nova realidade do mundo globalizado e suas implicações na escola.
Na estrutura do novo mundo, o ser humano é visto como uma mercadoria sem identidade, sendo valorizado somente pela sua capacidade de comprar e vender. A convivência diária com uma mídia que impõe o valor do ter sobre o ser, tem contribuído para que se tenha indivíduos basicamente sem identidade, releguem ou reprimam até mesmo suas características de ser social em detrimento das necessidades impostas por uma mídia que "dita" elementos imprescindíveis para que o indivíduo consiga atingir a tão sonhada felicidade.
Envolvido e sufocado por essa gigantesca estrutura, inúmeros segmentos da sociedade percebem a urgência de rever a situação vigente. Para isso, lançam olhares para a escola, esperando desta instituição, contribuições que auxiliam jovens e crianças a conhecerem realmente o lugar que ocupam neste universo globalizado, consciência esta que lhe possibilitará ver-se como indivíduo do mundo e ser individuado. Para tanto, a escola é chamada a rever suas práticas, seus valores, pois somente assim irá ao encontro dos desejos demandados pela sociedade.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.