CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTÍNUA PARA O PROFESSOR EXERCER A GESTÃO ESCOLAR

Autores

  • Tânia Maria Stoffel Universidade Federal de Mato Grosso
  • Silvia Pilegi Rodrigues Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v15i25.1474

Palavras-chave:

Professor-Gestor, Formação inicial, Formação contínua,

Resumo

Neste texto são apresentados alguns dados que integram a pesquisa realizada sobre o processo formativo do professor como gestor escolar da educação básica da rede pública estadual de Mato Grosso, aqui denominado de professor-gestor. Buscou-se, dentre outros objetivos, investigar, sob a ótica dos professores-gestores, as contribuições da formação inicial e da contínua para a realização das atividades inerentes ao seu cargo. A pesquisa foi qualitativa, aliada ao método de abordagem do materialismo histórico dialético e análise de conteúdo. Utilizou-se, como procedimentos de pesquisa, a entrevista e o questionário que foram aplicados a dez gestores que se encontravam no primeiro mandato. Os resultados indicaram a necessidade de um processo formativo mais amplo que propicie maior conhecimento sobre os processos escolares e, por conseguinte, maior autonomia das ações dos gestores.

Biografia do Autor

Tânia Maria Stoffel, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestre pela Universidade Federal de Mato Grosso - Programa de Pós-Graduação em Educação.

Silvia Pilegi Rodrigues, Universidade Federal de Mato Grosso

Professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso – Programa de Pós-Graduação em Educação; Vice-Coordenadora do Grupo de Pesquisa  InvestigAção.

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Publicado

2017-09-12

Como Citar

Stoffel, T. M., & Rodrigues, S. P. (2017). CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTÍNUA PARA O PROFESSOR EXERCER A GESTÃO ESCOLAR. Revista De Ciências Humanas, 15(25), 46–61. https://doi.org/10.31512/rch.v15i25.1474