CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTÍNUA PARA O PROFESSOR EXERCER A GESTÃO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.31512/rch.v15i25.1474Palavras-chave:
Professor-Gestor, Formação inicial, Formação contínua,Resumo
Neste texto são apresentados alguns dados que integram a pesquisa realizada sobre o processo formativo do professor como gestor escolar da educação básica da rede pública estadual de Mato Grosso, aqui denominado de professor-gestor. Buscou-se, dentre outros objetivos, investigar, sob a ótica dos professores-gestores, as contribuições da formação inicial e da contínua para a realização das atividades inerentes ao seu cargo. A pesquisa foi qualitativa, aliada ao método de abordagem do materialismo histórico dialético e análise de conteúdo. Utilizou-se, como procedimentos de pesquisa, a entrevista e o questionário que foram aplicados a dez gestores que se encontravam no primeiro mandato. Os resultados indicaram a necessidade de um processo formativo mais amplo que propicie maior conhecimento sobre os processos escolares e, por conseguinte, maior autonomia das ações dos gestores.Referências
ANDRÉ, Marli. A pesquisa sobre formação de professores: contribuições à delimitação do campo. In. DALBEN, Ângela; DINIZ, Júlio; LEAL, Leiva e SANTOS, Lucíola (Org. da coleção) Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho: Didática, Formação de Professores e Trabalho Docente. XV ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 273-287.
BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, 23 dez. 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Lei nº s/L9394.htm>. Acesso em 07 maio 2010.
BRUNET, Luc. Clima de trabalho e eficácia na escola. In: NÓVOA, António (org.). As organizações escolares em análise. Tradução de Cândida Hespanha, Maria Isabel, Castro Pereira e José António Sousa Tavares. 3. ed. Porto: Publicações Dom Quixote. 1999. p. 124-140.
GATTI, Bernadete Angelina. Questão docente: Formação, profissionalização, carreira e decisão política. In: CUNHA, Célio; SOUSA, José Vieira de e SILVA, Maria Abádia (Orgs.). Políticas Públicas de Educação na América Latina: lições aprendidas e desafios. Campinas: Autores Associados. 2011, p. 303-324.
GARDUÑO, José María E. García. El Nuevo Director Escolar. Problemas y Desafíos que Enfrenta en su Labor. Síntesis de la Investigación Internacional. In: DALBEN, Ângela et. al. (orgs.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho: Didática, Formação de Professores e Trabalho Docente. XV ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 754-777.
MARCELO GARCÍA, Carlos. Formação de Professores: Para uma Mudança Educativa. Portugal: Porto Editora, 1999.
IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Tradução de Juliana dos Santos Padilha. Porto Alegre: Artmed, 2010.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola: Teoria e Prática. 5. ed. revista e ampliada. Goiânia: Alternativa, 2004.
LÜCK, Heloísa. Perspectivas da gestão escolar e implicações quanto à formação de seus gestores. Em Aberto. Brasília, fev./jun. 2000, v.17, n. 72, p. 11-33.
______. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba: Positivo, 2009.
MAIA. Graziele Zambão Abdian. As publicações da ANPAE e a trajetória do conhecimento em administração da educação no Brasil. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação. Porto Alegre, jan./abr. 2008, v. 24, n. 1, p. 31-50.
MARCELO, Carlos. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Sísifo. Revista de Ciência da Educação, jan./abr. 2009, n. 08, p. 7-22.
NÓVOA, Antonio. Para uma análise das instituições escolares. In: _____ (Coord.). As organizações escolares em análise. 3. ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1999, p. 13-43.
STOFFEL, Tânia Maria. Formação do professor-gestor para o exercício da gestão escolar. 2012. 210 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Rondonópolis, MT, 2012.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. 10. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO. Projeto pedagógico do curso de Graduação em Pedagogia – licenciatura. Campus Universitário de Rondonópolis, Departamento de Educação, Rondonópolis, MT, 2009. (mimeo.)
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Professor: tecnólogo do ensino ou agente social. In: VEIGA, I.P.A.; AMARAL, A.L. Formação de professores: políticas e debates. Campinas, SP: Papirus, 2002. p. 61-88.
VIEIRA, Sofia Lerche. Escola - função social, gestão e política educacional. In: FERREIRA, Naura Syria Carapeto; AGUIAR, Márcia Ângela (Orgs.). Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromissos. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001, p. 129-145.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.