PRÀTICA CRIATIVA E INOVADORA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Autores

  • Maria José de Pinho Universidade Federal do Tocantins-UFT
  • Maria José da Silva Morais Universidade federal do Tocantins - UFT

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v15i25.1409

Palavras-chave:

Memória de professores. Inovação e criatividade nas práticas pedagógicas. Formação continuada. História oral.

Resumo

Este artigo objetivou identificar, por meio de documentos e relatos de professores da Secretaria Municipal da Educação de Palmas - TO, os indícios de prática criativa e inovadora no processo de formação continuada dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Este trabalho caracteriza-se como abordagem qualitativa, com caráter exploratório. Os procedimentos técnicos adotados para a realização deste estudo incluem revisão bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo (entrevistas). Muitos estudos vêm sendo realizados sobre a formação continuada de professores, sobretudo no que se refere às práticas pedagógicas educacionais que os sistemas de ensino desenvolvem para efetivação dessa formação, haja vista que a sociedade contemporânea reivindica constantemente mudanças na prática educativa brasileira. Dessa forma, é fundamental que haja transformações nas práticas metodológicas, que estas incorporem a criatividade no processo de ensinar, sendo imprescindível a percepção docente, que o conhecimento é um contínuo aprender. Nesse contexto, deduz-se que são imprescindíveis práticas pedagógicas pautadas na dimensão global do sujeito. Portanto, ao investigar as experiências pessoais e educacionais de professores, buscou-se evidenciar a memória e a subjetividade desses sujeitos, no sentido de desvelar possibilidades de ações criativas e inovadoras no processo educacional.

Biografia do Autor

Maria José de Pinho, Universidade Federal do Tocantins-UFT

Professora Adjunta IV da Universidade Federal do Tocantins, Campus de Palmas. É professora do Programa no Curso de Mestrado em Ensino de língua e literatura e do mestrado em Educação da mesma instituição.

Maria José da Silva Morais, Universidade federal do Tocantins - UFT

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Membro do grupo de pesquisa em Rede Internacional Investigando Escolas Criativas e Inovadoras.  E Bolsista da Capes /CNPQ.

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Publicado

2017-09-12

Como Citar

Pinho, M. J. de, & Silva Morais, M. J. da. (2017). PRÀTICA CRIATIVA E INOVADORA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA. Revista De Ciências Humanas, 15(25), 80–93. https://doi.org/10.31512/rch.v15i25.1409