PRÀTICA CRIATIVA E INOVADORA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
DOI:
https://doi.org/10.31512/rch.v15i25.1409Palavras-chave:
Memória de professores. Inovação e criatividade nas práticas pedagógicas. Formação continuada. História oral.Resumo
Este artigo objetivou identificar, por meio de documentos e relatos de professores da Secretaria Municipal da Educação de Palmas - TO, os indícios de prática criativa e inovadora no processo de formação continuada dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Este trabalho caracteriza-se como abordagem qualitativa, com caráter exploratório. Os procedimentos técnicos adotados para a realização deste estudo incluem revisão bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo (entrevistas). Muitos estudos vêm sendo realizados sobre a formação continuada de professores, sobretudo no que se refere às práticas pedagógicas educacionais que os sistemas de ensino desenvolvem para efetivação dessa formação, haja vista que a sociedade contemporânea reivindica constantemente mudanças na prática educativa brasileira. Dessa forma, é fundamental que haja transformações nas práticas metodológicas, que estas incorporem a criatividade no processo de ensinar, sendo imprescindível a percepção docente, que o conhecimento é um contínuo aprender. Nesse contexto, deduz-se que são imprescindíveis práticas pedagógicas pautadas na dimensão global do sujeito. Portanto, ao investigar as experiências pessoais e educacionais de professores, buscou-se evidenciar a memória e a subjetividade desses sujeitos, no sentido de desvelar possibilidades de ações criativas e inovadoras no processo educacional.
Referências
ALARCÃO, Isabel. Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
ALBERTI, Verena. Manual de história oral. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005.
BROILO, Cécilia Luiza; FRAGA, Evanilda Texeira e PEDROSO, Maisa Beltrome. Os alunos como parceiros: adesões e resistências as inovações no espaço de sala de aula. In: CUNHA, Maria Isabel da (Org.). Pedagogia universitária: energias emancipatórias em tempos neoliberais. Araraquara: Junqueira & Marins, 2006. p. 109 -133.
COSTA, Cléria Botelho da. Memórias Compartilhadas: Os contos de história. In: COSTA, Cléria Botelho da; MAGALHÃES, Nancy Alessio (Orgs). Contar história, fazer história – historia cultura e memória. Brasília: Paralelo 15, 2001.
CUNHA, Maria Isabel da. O professor universitário na transição de paradigmas. 2. ed. Araraquara: Junqueira & Marins, 2005.
CUNHA, Isabel da. A universidade: desafios políticos e epistemológicos. In: CUNHA, Maria Isabel da (Org.). Pedagogia universitária: energias emancipatórias em tempos neoliberais. Araraquara: Junqueira & Marins, 2006. p. 13-29.
FERNANDES, Cleoni Maria Barbosa; ZANCHE, Maria Beatriz e KONARZEWSKI, Sheila Eskeff. Pedagogia universitária: refletindo sobre os impasses e desafios para a experiência inovadora. In: CUNHA, Maria Isabel da (Org.). Pedagogia universitária: energias emancipatórias em tempos neoliberais. Araraquara: Junqueira & Marins, 2006. p. 97- 125.
FURLANETTO, Ecleide Cunico. Formação e transdisciplinaridade: o encontro com a experiência. In: FURLANETTO, Ecleide Cunico; TORRE, Saturnino de la; Zwierewicz, Marlene. Formação docente e pesquisa interdisciplinar – criar e inovar com outra consciência. Blumenau: Nova Letra, 2011. p. 125-157.
HALBWACHS, Maurice. A Memória Coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.
MEIHY, José Carlos B. Guia Prático de história oral: para empresas e universidades, comunidades, famílias. São Paulo: Contexto, 2011.
NASCIMENTO, Patricia Limaverde. Parâmetros para análise-síntese de práticas educativas. In: SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; DITTRICH, Maria Glória e MAURA, Antónia Maria Pujol (Orgs.). Resiliência, Criatividade e Inovação. Goiânia: UEG/ED. América, 2013. p. 75-98.
NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992.
PALMAS. Secretaria Municipal de Educação. Documentos da Gerência de Formação Permanente. 2010, 2011 e 2012. Palmas: 2010.
________. Secretaria Municipal de Educação. Programa de Alfabetização Pró-Letramento. Palmas: 2013.
_______. Secretaria Municipal de Educação. Projeto Trilhas. Palmas: 2012.
_______. Secretaria Municipal de Educação. Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa - PACTO. Palmas: 2013.
RAJADELL, Núria. A importância das estratégias didáticas em toda ação formativa. In: SUANNO, Marilza Vanessa Rosa e PUIGGRÓS, Núria Rajadell (Orgs.). Didática e formação dos professores: perspectivas e inovações. Goiânia: CEPED publicações e PUC Goiás, 2012. p. 105-130.
SANTOS, Sônia Maria dos; ARAÚJO, Osmar Ribeiro de. História oral: vozes, narrativas e textos. Cadernos de História da Educação – n. 6 – jan./dez. 2007. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/282/289>. Acesso em: 20 de dez. 2013, 15:20:35.
TORRE, Saturnino de la. Criatividade Aplicada: recursos para uma formação criativa. Tradução WIT Languagens. São Paulo: Madras, 2008.
TORRE, Saturnino de la; PUJOL, Antonia Maria e SILVA, Vera Lúcia de Souza. (Orgs.). Inovando na sala de aula – Instituições transformadoras. Blumenau: Nova Letra, 2013.
THOMPSON, PAUL. A voz do passado. História oral. Lólio Lourenço de Oliveira. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.