ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS DAS CONCESSIONÁRIAS DE VEÍCULOS LEVES E NOVOS: UMA ANALISE A LUZ DAS ESTRATÉGIAS GENÉRICAS DE PORTER (1986)

Autores

  • Ricardo Antonio De Marco UNOESC
  • Gustavo Guisolphi UNOESC
  • Rodrigo Pecinato UNOESC

Palavras-chave:

Estratégia. Estratégias Competitivas. Estratégias Genéricas. Setor automotivo.

Resumo

Esse estudo teve como objetivo analisar as estratégias competitivas utilizadas pelas concessionárias de automóveis leves novos na região oeste de Santa Catarina à luz das estratégias genéricas de Porter (1986). Para atingir esse propósito, utilizou-se da pesquisa qualitativa optando-se pelo estudo de caso exploratório. A pesquisa foi realizada num município em que atualmente estão instaladas cinco concessionárias: Fiat, Volkswagen, Chevrolet, Ford e Kia. Foram entrevistados os proprietários/dirigentes que, por meio de perguntas semiestruturadas, discorreram sobre o posicionamento estratégico das concessionárias. A análise dos dados foi realizada a partir do método dedutivo segundo os preceitos de estratégias genéricas de Porter (1986). A pesquisa demonstrou que as concessionárias representantes das marcas: Fiat, Chevrolet e Volkswagen, utilizam a estratégia de custos, visto o direcionamento voltado para a liderança de mercado por meio da priorização de altos volumes de compras para baixar os custos de aquisição, o foco na busca pelo maior volume de vendas, maior valorização dos veículos usados envolvidos na troca por veículos novos e agressividade na realização de campanhas de marketing. Em outro norte, as concessionárias Ford e Kia caracterizam suas estratégias pela diferenciação, posicionamento que se configurou pela fuga da guerra de preços, a valorização de elementos diferenciais tecnológicos, inovação e qualidade dos produtos e na prestação de serviços.

Biografia do Autor

Ricardo Antonio De Marco, UNOESC

Ricardo Antonio De Marco, Mestre em Administração, Unoesc Câmpus de Xanxerê. Coordenador do Curso de Administração

Gustavo Guisolphi, UNOESC

Graduado em Administração Unoesc Câmpus de Xanxerê. Gerente comercial.

Rodrigo Pecinato, UNOESC

Graduado em Administração, Unoesc Câmpus de Xanxerê. bancário.

Downloads

Publicado

2013-07-11

Como Citar

De Marco, R. A., Guisolphi, G., & Pecinato, R. (2013). ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS DAS CONCESSIONÁRIAS DE VEÍCULOS LEVES E NOVOS: UMA ANALISE A LUZ DAS ESTRATÉGIAS GENÉRICAS DE PORTER (1986). Revista De Administração, 10(18), p. 44–53. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistadeadm/article/view/963

Edição

Seção

Artigos