MARKETING DE RELACIONAMENTO: GESTÃO DE EXPERIÊNCIA DO CLIENTE

Autores

  • Adriane Martins Tischeler UFRGS
  • Cristiane Botezini Albarello UFRGS
  • Giliane Trost Brandt UFRGS
  • Júlio Cesar Ferronatto UFRGS
  • Liciane Carneiro Magalhães Goettems UFRGS
  • Misiara de Alcântara UFRGS

Palavras-chave:

Marketing. Relacionamento. Experiência. Cliente.

Resumo

O presente artigo visa discutir os aspectos relacionados à evolução do conceito de marketing, migrando de uma abordagem focada na transação de bens e serviços para um enfoque voltado para o mercado. O principal objetivo desse artigo consiste em estimular a reflexão por parte das empresas, questionando práticas ultrapassadas e incentivando a adoção de métodos de interação com o mercado, a fim de extrair da relação com o cliente aspectos relevantes que possam contribuir para posicionar produtos e serviços, atendendo demandas específicas. A partir de um paralelo entre o uso do tradicional CRM (Customer Relationship Management) e a abordagem da GEC (Gestão da Experiência do Cliente) é possível perceber a real contribuição do relacionamento saudável com o cliente, aproveitando sua experiência para o posicionamento do produto. Analisou-se posteriormente um caso real de uma empresa do setor metal mecânico que tomou a iniciativa de escutar o cliente e aproveitar sua experiência para reposicionar o produto, o que lhe proporcionou soluções eficazes. Por fim, destacam-se os desafios que ainda precisam ser superados pelas empresas para estabelecer uma relação de parceria com seus clientes, passando pela qualificação de seus quadros e pela mudança da cultura, deixando de ver o marketing como uma área específica, para se tornar uma atitude de toda organização.

Biografia do Autor

Adriane Martins Tischeler, UFRGS

Graduada em Medicina, Especialista em Cardiologia e Medicina Interna, MBA Acadêmico em Gestão Empresarial (MEC), MBA Executivo (EDUCON-USP), Mestranda em Administração (UFRGS).

Cristiane Botezini Albarello, UFRGS

Graduada em Administração de Empresas (URI), Especialista em Desenvolvimento Sustentável (URI), Especialista em Docência de Ensino Superior (URI), Pós-graduanda MBA em Gestão de Projetos em Arquitetura e Engenharia (IPOG) e Mestranda em Administração (UFRGS).

Giliane Trost Brandt, UFRGS

Graduada em Administração de empresas (UNIJUI), especialista em Gestão de Pessoas (FGV), Mestranda em Administração (UFRGS).

Júlio Cesar Ferronatto, UFRGS

Administrador de Empresas (UCS), Pós-graduado MBA em Finanças, Controladoria e Auditoria (FGV/RJ), cursando MBA Executivo Internacional – Habilitação ao mestrado profissional em Administração de Empresas (UFRGS)

Liciane Carneiro Magalhães Goettems, UFRGS

Graduada em Engenharia de Produção Mecânica (UFC), Mestre em Engenharia de Produção - Linha de Pesquisa: Sistemas de Transporte e Logística (PUC-Rio), cursando MBA Executivo Internacional (UFRGS).

Misiara de Alcântara, UFRGS

Graduada em Administração de empresas (UNIJUI), especialista em Gestão de Pessoas (FGV), cursando MBA Executivo Internacional (UFRGS).

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Publicado

2013-06-28

Como Citar

Tischeler, A. M., Albarello, C. B., Brandt, G. T., Ferronatto, J. C., Goettems, L. C. M., & de Alcântara, M. (2013). MARKETING DE RELACIONAMENTO: GESTÃO DE EXPERIÊNCIA DO CLIENTE. Revista De Administração, 10(17), p. 90–101. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistadeadm/article/view/947

Edição

Seção

Artigos