ESTUDO ECONÔMICO FINANCEIRO DE UNIDADES DE PRODUÇÃO FAMILIAR NAS ATIVIDADES DO LEITE E DO FUMO NO MUNICÍPIO DE TAQUARUÇU DO SUL – RS

Autores

  • Carine Dalla Valle URI
  • Luis Pedro Hillesheim URI

Palavras-chave:

Produção Leiteira. Produção Fumageira. Gestão Rural.

Resumo

A Região do Médio Alto Uruguai, localizada no Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, contribui significativamente na produção leiteira do estado, e segundo o censo 2009, esta significância se obtém em função do relevo e do clima, pois favorecem a produção de pastagem de boa qualidade. A produção leiteira vem se tornando uma das peças fundamentais na economia de nosso estado e hoje, sem dúvida, o setor leiteiro é uma das peças principais no desenvolvimento do Rio grande do Sul. No Noroeste do Estado, a atividade leiteira é responsável pela manutenção de 30% das famílias no meio rural. A cultura de fumo no estado do Rio Grande do Sul apresenta grande importância na economia, sendo caracterizada pelo cultivo das pequenas propriedades rurais e a sua produção está localizada no entorno das indústrias de transformação e beneficiamento. A ideia principal da presente pesquisa foi de caracterizar nas unidades de produção familiar do município de Taquaruçu do Sul - RS o crescimento da atividade leiteira e a decadência da atividade do fumo. Portanto os objetivos que fundamentam tal estudo foram de caracterizar a área utilizada pelas atividades em estudo quanto ao uso da terra; realizar um levantamento da utilização do fator trabalho; analisar viabilidade econômica do fator capital nas atividades de leite e fumo; comparar os fatores de produção, terra, capital e trabalho nas atividades de leite e fumo. Cabe ainda salientar, a grande contribuição desta pesquisa no apontamento das tendências para o crescimento da produção leiteira e em relação à produção fumageira, em vista que a decadência da mesma está levando produtores rurais migrarem para outras culturas, de acordo com a economia estadual e municipal, procurando fonte de renda e qualidade de vida, e assim buscar uma alternativa que vise transformar a propriedade rural autossustentável e lucrativa.

Biografia do Autor

Carine Dalla Valle, URI

Graduada em Administração, atualmente acadêmica do Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio da URI - Câmpus de Frederico Westphalen, pós-graduanda do Curso de Pós-Graduação em Educação Ambiental –Ead/UFSM e também do Curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar – URI/FW –Rede Escola do Governo-RS.

Luis Pedro Hillesheim, URI

Mestre em Sociais Aplicadas, professor e coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio da URI – Câmpus de Frederico Westphalen.

Downloads

Publicado

2013-06-28

Como Citar

Dalla Valle, C., & Hillesheim, L. P. (2013). ESTUDO ECONÔMICO FINANCEIRO DE UNIDADES DE PRODUÇÃO FAMILIAR NAS ATIVIDADES DO LEITE E DO FUMO NO MUNICÍPIO DE TAQUARUÇU DO SUL – RS. Revista De Administração, 10(17), p. 32–59. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistadeadm/article/view/944

Edição

Seção

Artigos