INOVAÇÕES EM ORGANIZAÇÕES DO AGRONEGÓCIO: ANÁLISE EM UMA ORGANIZAÇÃO PRODUTORA DE CHÁ ORGÂNICO
Palavras-chave:
Inovação. Competitividade. Produção orgânica.Resumo
Com a competitividade cada vez mais acirrada entre as empresas, as questões ambientais e sociais vêm sendo assunto de discussão em prol de uma sociedade ambientalmente correta e socialmente justa. Neste sentido, este estudo tem como analisar os tipos de inovações implementadas pela empresa de chás orgânicos Namastê e suas implicações, apresentando a repercussão destes aspectos na competitividade da empresa. Desta forma, foi realizada uma pesquisa do tipo bibliográfica e documental ratificada em um estudo de caso através de entrevistas com a proprietária da empresa Namastê, agricultores familiares parceiros da empresa, técnicos e representantes da PD&I no setor de ervas medicinais orgânicas. A análise dos dados evidenciou que o aumento de competitividade da Namastê frente à concorrência se deu devido a atuação dos gestores que possuem características empreendedoras e pró-ativas, que facilitam a adoção de inovações. Assim, conclui-se a implementação de inovações não tem cunho apenas tecnológico, mas envolve toda a estrutura complexa de aspecto social, econômico e ambiental.
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Due to the increasingly fierce competitiveness among companies, environmental and social issues have been discussed in the context of a fairer and environmentally correct society. In this sense, this study examines the types of innovations implemented by Namastê, a company which produces organic tea, and its implications in the impact of these implementationbs in the competitiveness of the company. A bibliographic and documentary research was conducted; this case study binovlved interviews with the owner of the company Namastê, family farmers who partners of the company, technicians and representatives of the PD&I (organic medicinal herbs section). Data analysis showed that the increase in competitiveness of Namastê took place because its managers are entrepreneurial and proactive, facilitating the adoption of innovations. Thus, the implementation of innovations has not only a technological imprint, but it involves the entire complex social, economic and environmental structure.
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