O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NO VAREJO DE VESTUÁRIO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DAS ATITUDES COM RELAÇÃO ÀS LOJAS
Palavras-chave:
Varejo, Comportamento do consumidor, Vestuário.Resumo
O varejo brasileiro tem passado por um profundo processo de transformação. A estabilidade da economia tem obrigado as empresas comerciais brasileiras a se tornarem mais competitivas e a ampliarem seus níveis de informação a respeito do mercado consumidor. Isso é particularmente mais intenso no ramo de vestuário à medida que a roupa representa uma forma de expressão e de demonstração de individualidade das pessoas. O presente estudo objetiva identificar como os clientes percebem o setor de vestuário na cidade de Panambi-RS. Na etapa qualitativa realizou-se um focus group dez consumidores de vestuários de diferentes idades e classes econômicas. As discussões foram gravadas e transcritas, servindo de apoio para a elaboração do questionário utilizado na fase descritiva. Na etapa quantitativa selecionou-se uma amostra por conveniência constituída por 191 pessoas, sendo 57 homens e 134 mulheres. Os questionários possuíam 42 questões que avaliavam, através de uma escala de concordância, as atitudes dos consumidores com relação à compra de vestuário. O estudo mostrou que os aspectos que mais influenciam a atitude das pessoas estão relacionados com a qualidade do atendimento, condições de pagamento, qualidade dos produtos e afinidade do cliente com os vendedores.
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Brazilian retail market has undergone a deep transformation process. Economy stability has led Brazilian commercial companies to become more competitive and enlarge their information level concerning consumer market. This is particularly visible in the apparel area, once clothes represent a form of individual self expression. The present study aims at identifying how customers perceive the apparel sector in Panambi, RS. Qualitative research dealt with a focus group of ten consumers of different ages and economic background. Discussions were recorded and transcribed, serving as support for the elaboration of the questionnaire used in the descriptive phase. Quantitative research selected a sample for convenience constituted by 191 people (57 men and 134 women). Questionnaires had 42 questions that evaluated, through a concordance scale, consumer attitudes regarding apparel purchase. The study showed that the aspects that most influence people’s attitude are related with assistance quality, payment terms, product quality and customer affinity with the salesperson.
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