MODELO INTEGRADO DE ANÁLISE DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Autores

  • Carine Maria Senger
  • Martinho Luis Kelm

Palavras-chave:

Sistemas de Informação, Tecnologia da Informação, Dimensões Funcionais, Modelo Integrado de Análise.

Resumo

A inserção das organizações em um ambiente instável, competitivo e turbulento requer a utilização de instrumentos de gestão que possam contribuir com informações oportunas para melhor definir seu ambiente interno, apoiar o processo decisório e alcançar a efetividade organizacional. Para enfrentar esse cenário emergente, a informação passa a ser um elemento decisivo na medida em que é utilizada sob uma perspectiva integrada. Para contribuir nesse sentido, esse estudo objetivou sistematizar um modelo integrado de análise de sistemas de informação e tecnologia da informação a partir de algumas dimensões. A originalidade do modelo encontrase na forma de análise que permite verificar o nível de utilização de sistemas de informação e tecnologia de informação nas dimensões suporte, controle, alinhamento e competitividade. Este modelo teve como base de sustentação a revisão da literatura, as experiências profissionais dos autores e o instrumento de pesquisa elaborado e aplicado em uma organização. A sistematização coloca em evidência as diferentes configurações que o modelo pode apresentar. A conclusão destaca as contribuições desse estudo e salienta a importância da utilização de tecnologias de informação na perspectiva multidimensional organicamente integrada a partir dessas dimensões para auxiliar na eficácia das decisões tomadas e nas ações executadas pelos gestores.

-

La inserción de las organizaciones en un ambiente instable, competitivo y ajetreado, requiere la utilización de instrumentos de gestión que puedan contribuir con informaciones oportunas para mejor definir su entorno interno, apoyar el proceso de decisión y alcanzar la efetividad organizacional. Para enfrentar ese escenario emergente, la información pasa a ser un elemento decisivo a medida en que es utilizada bajo una perspectiva integrada. Para contribuir en ese sentido, el estudio objetivó sistematizar un modelo integrado de análisis de sistemas de información y tecnología de la información a partir de algumas dimensiones. La originalidad del modelo se encuentra en la forma de análisis que permite verificar el nivel de utilización de sistemas de información y tecnología de información en las dimensiones soporte, control, alineamento y competitividad. Este modelo tuvo como base de sustentación la revisión de la literatura, las experiencias profesionales de los autores y el instrumento de investigación elaborado y aplicado en una organización. La sistematización pone en evidencia las diferentes configuraciones que el modelo puede presentar. La conclusión destaca las contribuiciones de ese estudio y salienta la importancia de la utilización de tecnologías de información en la perspectiva multidimensional orgánicamente integrada a partir de esas dimensiones para auxiliar en la eficacia de las decisiones tomadas en las acciones executadas por los gestores.

Downloads

Publicado

2013-06-03

Como Citar

Senger, C. M., & Kelm, M. L. (2013). MODELO INTEGRADO DE ANÁLISE DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Revista De Administração, 6(10), p. 73–100. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistadeadm/article/view/885

Edição

Seção

Artigos