AGRICULTURA ORGÂNICA: INFLUÊNCIAS DAS RELAÇÕES COM O MERCADO NO PROCESSO DE PROFISSIONALIZAÇÃO DOS AGRICULTORES
Palavras-chave:
Agricultura orgânica. Relações com o mercado. Agroecologia. Organizações de agricultores.Resumo
As relações com o mercado, que são estabelecidas pelas organizações de agricultores, atualmente ocupam uma posição central nas discussões do denominado “movimento orgânico” no Brasil, constituindo-se em objeto de análise da própria definição de agricultura orgânica. As principais modificações, na conversão do sistema convencional para o orgânico, se apresentam nas relações técnico-produtivas, e, conseqüentemente, no sentido que é atribuído às atividades práticas da agricultura orgânica, modificando a realidade destes produtores rurais. O artigo aqui apresentado busca o entendimento das principais influências das relações de mercado (feiras) sobre essa realidade. Para identificar tais influências, foram analisadas as percepções e significados atribuídos pelos agricultores às diferentes estratégias de comercialização adotadas. A análise foi feita utilizando os discursos dos agricultores sobre as suas relações com o mercado. Foram selecionadas cinco organizações de agricultores envolvidas com a produção orgânica, nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Para o levantamento das informações, fundamentalmente primárias, junto a estas organizações, foram realizadas entrevistas em profundidade, com o auxílio de roteiros semi-estruturados, com agricultores e outros informantes. Os resultados da pesquisa permitiram demonstrar que o mercado influencia a profissionalização dos agricultores de forma diferenciada, a partir de referências que são construídas nas relações diretas com os consumidores (feiras).
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Market relations which are established by agriculturist organizations presently play a central role in the discussions upon the organic movement in Brazil, and are in the core of organic agriculture definition and analysis. The main modifications involved in the conversion from the traditional agricultural system to the organic one are present in technical-productive relations and, consequently, in the meaning that is attributed to practical activities in organic agriculture, modifying the reality of these agriculturists. This article aims to provide a better comprehension of the main influences of market relations on this reality. Perceptions and meanings attributed to the different trading strategies adopted by these agriculturists were analyzed in order to idenfify these influences. Analysis used these agriculturists reports concerning their relationships with established markets. Five agriculturist organizations involved with organic production in the Southern States of Rio Grande do Sul, Santa Catarina and Paraná, Brazil, were selected for research, so as to detect two main kinds of market relations: farmer´s markets and supermarkets. Data information was conducted through indepth interviews, using semi-structured questionnaires with agriculturists and other informants. Results allow us to demonstrate that market influences agriculturists´professional qualification in a varied manner, based on the different references that are constructed in their direct relationship with consumers (in markets).
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