MODELO DE GESTÃO: UM ESTUDO EM EMPRESAS FAMILIARES

Autores

  • Cherillo Dalbosco
  • Débora Maria Zitkoski

Palavras-chave:

Empresas familiares, modelos de gestão, desenvolvimento.

Resumo

O presente artigo relata os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo geral avaliar o modelo de gestão adotado por empresas familiares, visando conseguir a viabilidade de seus empreendimentos. Em termos específicos buscou-se caracterizar os gestores e as empresas; descrever e comparar os modelos de gestão adotados pelos estabelecimentos pesquisados e comparálos com os modelos de gestão arrolados para o estudo; e, propor melhorias no seu processo de gestão. A pesquisa realizada quanto aos fins, caracterizou-se como exploratória e descritiva e, quanto aos meios, como bibliográfica e de campo. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário. Constatou-se que as empresas pesquisadas apresentam um sistema de gestão focado nas experiências pessoais vividas, fundamentado na manutenibilidade do empreendimento, sendo fortemente centrado na figura do fundador e com um baixo nível de profissionalização. Evidenciouse a necessidade de melhorar o processo de gestão, buscando a sua profissionalização. O planejamento deve ser melhorado e as estratégias adotadas para a manutenibilidade da empresa devem ser mantidas, mesmo que o desenvolvimento da propriedade e da família são igualmente importantes em termos de empreendimentos de cunho familiar.

-

This paper presents the results of a research whose general objective was to evaluate the management model of family businesses in order to find out the feasibility of these companies undertakings. In this manner, the research includes the characterization of managers and businesses, the description and comparison of management models adopted by the studied family companies, the confrontation between their models and the management models selected for this research, and the suggestion of improvements in their management processes. With regard to its methods, the study was carried out according to the procedures of bibliographic and field research towards descriptive and exploratory ends, and the collection of data was accomplished by a questionnaire. The obtained data reveal that the management system of the analyzed family businesses is focused on past personal experiences, based on the maintainability of the undertakings, strongly centered on the founder’s image and has a low level of professionalization. As a conclusive comment, the research points out the evident necessity of a better planning, professionalization and improvement of the management process

and the preservation of the strategies adopted for the company maintainability, always considering the high importance of the property development in family undertakings.

Downloads

Publicado

2013-05-24

Como Citar

Dalbosco, C., & Zitkoski, D. M. (2013). MODELO DE GESTÃO: UM ESTUDO EM EMPRESAS FAMILIARES. Revista De Administração, 4(7), p. 17–47. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistadeadm/article/view/788

Edição

Seção

Artigos