COMPETITIVIDADE DAS EXPORTAÇÕES DE SOJA EM GRÃOS DOS PÁISES DO MERCOSUL NO MERCADO INTERNACIONAL

Autores

  • Fernando Borges Amaral Bacharel em Gestão do Agronegócio pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).
  • Marília Dernandes Maciel Gomes Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada da UFV e Bolsista de Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
  • Daniel Arruda Coronel
  • Fernanda Aparecida Silva Mestranda em Economia Aplicada pela UFV

Palavras-chave:

Soja em Grão, Mercosul, Competitividade

Resumo

O objetivo deste trabalho foi identificar o comportamento das exportações de soja em grão do Mercosul, de 1991 a 2009, utilizando o modelo de comércio internacional Constant-Market-Share e, para os períodos 1991 a 1998, 1999 a 2003 e 2004 a 2009, os Índices de Orientação Regional e de Cobertura. Com base nos resultados, pôde-se observar que os efeitos do crescimento do comércio mundial e competitividade foram os que mais contribuíram para o crescimento das exportações de grão de soja nos períodos analisados. As análises do Índice de Orientação Regional indicaram que as exportações de soja em grãos estão mais orientadas para a União Europeia e a China do que para o Japão e o México. Por fim, o Índice de Cobertura indicou que Japão e União Europeia foram os países que mais emitiram notificações de soja em grão dos países do Mercosul.

Biografia do Autor

Fernando Borges Amaral, Bacharel em Gestão do Agronegócio pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Bacharel em Gestão do Agronegócio pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Marília Dernandes Maciel Gomes, Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada da UFV e Bolsista de Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada da UFV e Bolsista de Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Daniel Arruda Coronel

Professor Adjunto do Departamento de Ciências Administrativas e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Mestre em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Editor de Seção da Revista Ciência Rural e Membro do Conselho Editorial da Revista do CCEI, além de parecerista de várias revistas acadêmicas

Fernanda Aparecida Silva, Mestranda em Economia Aplicada pela UFV

Mestranda em Economia Aplicada pela UFV

Downloads

Publicado

2013-11-20

Como Citar

Amaral, F. B., Gomes, M. D. M., Coronel, D. A., & Silva, F. A. (2013). COMPETITIVIDADE DAS EXPORTAÇÕES DE SOJA EM GRÃOS DOS PÁISES DO MERCOSUL NO MERCADO INTERNACIONAL. Revista De Administração, 11(19), 47–64. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistadeadm/article/view/602

Edição

Seção

Artigos