A CONTABILIDADE GERENCIAL E O MARKETING NO PLANEJAMENTO EMPRESARIAL: O CASO DO SUPERMERCADO DO COLONO

Autores

  • CLEOMAR MARCOS FABRIZIO UFSM
  • Francine Magalski
  • Fernanda de Carli
  • Marieli Mulinari

Palavras-chave:

Supermercado, marketing, análise contábil, balanço patrimonial.

Resumo

A área de marketing auxilia na divulgação, comercialização, planejamento da distribuição dos produtos, preço, comunicação e propaganda. A análise contábil demonstra o andamento da empresa, mostrando um histórico de altos e baixos que surgem ao longo do tempo, através da observação desses dados verificam-se pontos onde devem ser melhorados. Analisar as duas áreas em conjunto trazem sugestões satisfatórias para e empresa. Desta forma, o estudo teve como objetivo analisar a contabilidade e elaborar estratégias de marketing a partir dos dados apresentados. Num primeiro momento foi feita uma análise dos dados contábeis dos dois últimos anos da empresa, através dos balanços e DRE da empresa. Posteriormente foi realizada uma pesquisa de satisfação com os clientes, usando-se a escala Likert, e o autor GARVIN (1988), analisando a qualidade do produto em oito dimensões, com um questionário de vinte e duas questões e transformado em gráficos os resultados obtidos. Com os dados obtidos foi possível propor estratégias de marketing para a organização.

Biografia do Autor

CLEOMAR MARCOS FABRIZIO, UFSM

Doutorando em Administração do Programa de Doutorado em Admnistração da UFSM.

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Publicado

2020-09-02

Como Citar

FABRIZIO, C. M., Magalski, F., de Carli, F., & Mulinari, M. (2020). A CONTABILIDADE GERENCIAL E O MARKETING NO PLANEJAMENTO EMPRESARIAL: O CASO DO SUPERMERCADO DO COLONO. Revista De Administração, 18(32), 87–107. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistadeadm/article/view/3511

Edição

Seção

Artigos