GESTÃO ESTRATÉGICA DE MARKETING COMO FATOR DE VANTAGEM COMPETITIVA EM UMA INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE BEBIDAS.

Autores

  • CLEOMAR MARCOS FABRIZIO UFSM
  • Luciane Ferreira Franzmann
  • Thais Fiametti Pedretti Ramos

Palavras-chave:

Gestão de Marketing, Qualidade de Produtos e Serviços, Estratégia Mercadológica.

Resumo

A complexidade do mundo dos negócios exige cada vez mais uma aproximação das organizações com seus mercados, desta forma este trabalho aborda a Gestão de Marketing numa  indústria e comércio de bebidas, sendo uma marca popularmente conhecida.  Neste sentido, foi realizada uma pesquisa com os clientes e distribuidores para um levantamento de dados para analisar as percepções dos mesmos quanto a performance mercadológica da empresa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e questionários primeiramente com os clientes finais para saber a qualidade do produto;  e após com os distribuidores para avaliar qualidade dos serviços; e após sugerir ações de marketing para melhorar o desempenho do produto nos pontos de venda. A pesquisa proporcionou à organização uma visão do que o consumidor final e seus distribuidores relatam sobre seus produtos e serviços,  e assim facilitou ações estratégicas de marketing para a consolidação no mercado.

Biografia do Autor

CLEOMAR MARCOS FABRIZIO, UFSM

Doutorando em Administração do Programa de Doutorado em Admnistração da UFSM.

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Publicado

2020-09-02

Como Citar

FABRIZIO, C. M., Ferreira Franzmann, L., & Fiametti Pedretti Ramos, T. (2020). GESTÃO ESTRATÉGICA DE MARKETING COMO FATOR DE VANTAGEM COMPETITIVA EM UMA INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE BEBIDAS. Revista De Administração, 18(32), 73–86. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistadeadm/article/view/3510

Edição

Seção

Artigos