QUALIDADE PERCEBIDA DOS SERVIÇOS PRESTADOS DE UMA CLÍNICA ODONTOLÓGIGA EM PALMEIRA DAS MISSÕES-RS ATRAVÉS DO MODELO SERVQUAL

Autores

  • Luis Adriano Rodrigues UFSM - Universidade Federal de Santa maria
  • Paula Batista da Rocha UFSM - Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

SERVQUAL, Serviços, Cliente, Satisfação.

Resumo

Para se destacar no mercado competitivo dos serviços, torna-se necessário compreender o cliente, suas percepções e expectativas sobre o serviço ofertado. Dentro desse cenário, o presente estudo objetiva analisar a percepção e expectativa dos cliente da clínica Odontológica Alfa, no município de Palmeira da Missões-RS, utilizando o método SERVQUAL, para ter um panorama do nível de satisfação dos seus clientes quanto aos serviços odontológicos prestados. A metodologia empregada para a pesquisa é quantitativa, desenvolvida através de uma pesquisa survey. Para a coleta de dados, foram aplicados 136 questionários, de questões fechadas, baseada na escala SERVQUAL, composta por cinco determinantes para medir a qualidade do serviço, as quais estão pontuadas pela Tangibilidade, Confiabilidade, Empatia, Atendimento e Segurança. Com amostra não probabilística por conveniência, os dados foram tratados no Microsoft Excel, com emprego de técnica para identificação de missing values (dados perdidos). Aplicou-se a análise descritiva dos dados, com a utilização de média, mediana e moda, por uma contagem de Scores de todos os constructos da pesquisa (tangibilidade, confiabilidade, empatia, atendimento e segurança). Para finalização da pesquisa, pontuaram-se os gaps e as melhorias do serviço na visão do cliente.

Biografia do Autor

Luis Adriano Rodrigues, UFSM - Universidade Federal de Santa maria

Professor na Antonio Meneghetti Faculdade - AMF

Doutorando em Administração - UFSM

Paula Batista da Rocha, UFSM - Universidade Federal de Santa Maria

Bacharel em Administração

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Publicado

2020-09-02

Como Citar

Rodrigues, L. A., & da Rocha, P. B. (2020). QUALIDADE PERCEBIDA DOS SERVIÇOS PRESTADOS DE UMA CLÍNICA ODONTOLÓGIGA EM PALMEIRA DAS MISSÕES-RS ATRAVÉS DO MODELO SERVQUAL. Revista De Administração, 18(32), 52–72. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistadeadm/article/view/3505

Edição

Seção

Artigos