UM ESTUDO ESTRATÉGICO DO DESENVOLVIMENTO DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA OS MUNICÍPIOS QUE COMPÕEM A REGIÃO DA AMAI EM SANTA CATARINA.

Autores

  • Anderson Saccol Ferreira Universidade do Oeste de Santa Catrina Unoesc
  • Vanessa Matte Unoesc

Palavras-chave:

Desenvolvimento regional. Estratégias. Turismo. Matriz CDP.

Resumo

O estudo aborda estratégias para o desenvolvimento sustentável do turismo nos municípios que compõem a região da Associação dos Municípios do Alto Irani - AMAI de forma intermunicipal. O objetivo da pesquisa está em desenvolver um estudo estratégico que possa servir de suporte para o desenvolvimento sustentável do turismo nos municípios que compõem a região da AMAI no Oeste Catarinense. Adotamos como procedimento metodológico a pesquisa documental e a Matriz de Condicionantes, Deficiências e Potencialidades (Matriz CDP). Por meio da Matriz CDP, elaborou-se os objetivos estratégicos e as metas para o desenvolvimento sustentável do turismo. Como resultados identificamos a precária infraestrutura urbana e rural para suprir a demanda do turismo local e a falta de políticas públicas intermunicipais para o desenvolvimento sustentável do turismo. O estudo propõe um direcionamento possibilitando a correção das fragilidades e promovendo as potencialidades por meio das rotas turísticas intermunicipais como forma de criar meios que possibilitem o cumprimento dos objetivos estratégicos pré-estabelecidos promovendo o turismo sustentável regional.

Biografia do Autor

Anderson Saccol Ferreira, Universidade do Oeste de Santa Catrina Unoesc

Mestre em administração Unoesc, Especialista em geográfia pela Fap e graduado em Arquiteura  e Urbanismo Unoesc

Vanessa Matte, Unoesc

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela Unoesc

Downloads

Publicado

2020-05-04

Como Citar

Ferreira, A. S., & Matte, V. (2020). UM ESTUDO ESTRATÉGICO DO DESENVOLVIMENTO DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA OS MUNICÍPIOS QUE COMPÕEM A REGIÃO DA AMAI EM SANTA CATARINA. Revista De Administração, 17(30), 2–18. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistadeadm/article/view/2883

Edição

Seção

Artigos