ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS: UMA ANÁLISE DO PENSAMENTO ESTRATÉGICO DOS PROFISSIONAIS NO RAMO ODONTOLÓGICO DE FREDERICO WESTPHALEN/RS

Autores

  • JAQUELINE BROC URI
  • CLEOMAR MARCOS FABRIZIO URI

Palavras-chave:

Prestação de Serviços. Gestão Estratégica. Ramo Odontológico. Planejamento. Administração de Serviços.

Resumo

O presente artigo trata do ramo da prestação de serviços teve por finalidade analisar e compreender o pensamento estratégico dos profissionais no ramo odontológico de Frederico Westphalen – RS. Também pretendeu verificar como foram concebidas estas estratégias pelo prestador de serviço autônomo ou administrador da clínica odontológica no município de Frederico Westphalen – RS. Entre os objetivos deste artigos foi de buscar entender na visão de um profissional formado para exercer a prática odontológica, quais estratégias competitivas são usadas para a boa gestão e eficácia do empreendimento e, se não as usam, identificar e analisar a construção do conhecimento administrativo e de planejamento destes gestores visto que, apesar de possuírem em conjunto com sua formação para odontologista matérias de gestão, o foco da formação ainda é voltado para a prestação do serviço e não na capacidade administrativa que este profissional precisa ter somado com a especialização. Quanto à metodologia, o artigo é de natureza aplicada e a abordagem do problema foi qualitativa e quantitativa. Quanto aos objetivos e fins é uma pesquisa descritiva e exploratória e quanto aos meios e procedimentos técnicos ela caracteriza-se por ser uma pesquisa de campo. Para a análise, foram aplicados questionários para obter informações dos gestores das clínicas e empresas odontológicas a respeito dos métodos utilizados para gestão, nível de conhecimento administrativo estratégico e quais ferramentas são usadas. A análise quantitativa foi através de gráficos conforme respostas produzidas pelos entrevistados.O trabalho de campo restringe-se as clínicas odontológicas instaladas e cadastradas no município de Frederico Westphalen – RS.

Biografia do Autor

JAQUELINE BROC, URI

ALUNA EGRESSA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA URI CAMPUS DE FREDERICO WESTPHALEN.

CLEOMAR MARCOS FABRIZIO, URI

PROFESSOR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA URI CAMPUS DE FREDERICO WESTPHALEN.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2018-08-02

Como Citar

BROC, J., & FABRIZIO, C. M. (2018). ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS: UMA ANÁLISE DO PENSAMENTO ESTRATÉGICO DOS PROFISSIONAIS NO RAMO ODONTOLÓGICO DE FREDERICO WESTPHALEN/RS. Revista De Administração, 15(27), 3–22. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistadeadm/article/view/2717

Edição

Seção

Artigos