GERAÇÃO Z: COMPREENDENDO AS ASPIRAÇÕES DE CARREIRA DE ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS

Autores

  • Ana Luíza Rossato Facco Universidade Federal de Santa Maria
  • Sandra Leonara Obregon Universidade Federal de Santa Maria
  • Glauco Oliveira Rodrigues Universidade Federal de Santa Maria
  • Diego Antonio Bittencourt Marconatto Unisinos

Palavras-chave:

Aspiração de carreira, Geração Z.

Resumo

O objetivo do artigo é analisar a relação estabelecida entre as aspirações de carreira de estudantes da geração Z de instituições públicas e privadas da cidade de Santa Maria/RS. A pesquisa é considerada descritiva e quantitativa, sendo a coleta de dados realizada através do método Survey, investigando 127 indivíduos do terceiro ano do ensino médio de instituições públicas e privadas. Em relação de como esses avaliam a escolha da carreira, verificou-se que levam em consideração seus interesses, habilidades e vocação pessoal. Acrescido a isso, a amostra da instituição privada considera relevante na mesma intensidade, tomar a decisão pela carreira sem a interferência e expectativas e pressão de outras pessoas. Referente ao grau de importância para atributo sucesso da carreira/área de atuação, o total de respondentes garante que fazer aquilo que gosta é muito importante para obter o mesmo, contudo, os indivíduos da instituição privada apontam também com a mesma importância, sentir a sensação de realização de cumprir o que deseja. No que tange o atributo para consolidação da empresa dos sonhos (ideal), a amostra geral dos respondentes atribui com maior relevância ter a possibilidade de um ambiente de trabalho agradável. Ademais, observa-se uma equidade nas aspirações de carreira dos indivíduos pesquisados, demonstrando que esse fator independe das instituições em que frequentam.

Biografia do Autor

  • Ana Luíza Rossato Facco, Universidade Federal de Santa Maria
    Mestranda no Programa de Pós Graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria- UFSM , possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas-FGV (2014) foi Aluno Especial Programa de Pós Graduação em Administração pela Universidade de Santa Cruz do Sul-UNISC (2014) e possui graduação em Administração pela Universidade de Passo Fundo-UPF (2012)
  • Sandra Leonara Obregon, Universidade Federal de Santa Maria
     Curso Técnico em Eletrotécnica pelo Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (2010). É graduada em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Franciscano (2014/02). Exerceu atividades como bolsista de Iniciação Tecnológica (FAPERGS), de agosto de 2012 até janeiro de 2015 no Centro Universitário Franciscano. Atua como pesquisadora no Grupo de Pesquisa Comportamento, Estresse e Trabalho (GPCET) e participou no Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração (GEPAD). Atualmente é mestranda em Administração na linha de Pesquisa Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional pelo Programa de Pós-Graduação em Administração, bem como é discente do Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional (PEG), ambos pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.
  • Glauco Oliveira Rodrigues, Universidade Federal de Santa Maria

    Graduação em Redes de Computadores

    Mestrando no Programa de Pós Graduação em Administração da UFSM

  • Diego Antonio Bittencourt Marconatto, Unisinos
    Professor Pesquisador do Programa de Pós-Graduação da Escola de Gestão e Negócios da Unisinos -- Pós-doutor em Administração pela HEC Montréal -- Experiência Executiva: Gestão Logística - Coca-Cola/SM (Suprimentos, Frota, Estoque, PCP, Distribuição e Equipamentos de Mercado); Consultor de Negócios (Modelos de Negócios, Planejamento Estratégico, Gestão de Processos) -- Experiência Docente em Graduação ou Pós-Graduação nas seguintes instituições: Universidade Federal de Santa Maria Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdades Metodista de Santa Maria Principais Interesses de Pesquisa: Microfinanças, Base da Pirâmide e diversas formas de Institucionalismo

Downloads

Publicado

2017-12-07

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Facco, A. L. R., Obregon, S. L., Rodrigues, G. O., & Marconatto, D. A. B. (2017). GERAÇÃO Z: COMPREENDENDO AS ASPIRAÇÕES DE CARREIRA DE ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS. Revista De Administração, 14(26), 84-108. https://revistas.fw.uri.br/revistadeadm/article/view/2443