GOVERNANÇA CORPORATIVA: A IMPORTÂNCIA DO MARKETING DE RELACIONAMENTO NAS COOPERATIVAS DE CRÉDITO: O CASO DA SICREDI ALTO URUGUAI RS/SC

Autores

  • Ezequiel Plinio Albarello URI - Frederico Westphalen
  • Cledir Fioresi

Resumo

Cooperativa é uma sociedade de pessoas com interesses comuns, com forma e naturezas jurídicas próprias, economicamente constituídas para prestar serviços aos seus associados. As cooperativas de crédito tratam-se, portanto, de um modelo de instituição financeira não bancária, de ajuda mútua entre pessoas que têm por objetivo fomentar as atividades do cooperado via assistência creditícia, com função própria de captação de recursos e a realização de empréstimos aos cooperados, sendo assim a administração dos recursos dos associados requer grande responsabilidade por parte da diretoria das cooperativas. Nesse sentido, a governança corporativa se apresenta como um conjunto de práticas que tem por finalidade regular a maneira como a empresa é dirigida, administrada ou controlada, buscando identificar formas para proteger os sócios. Como objetivo principal deste artigo, buscou-se apresentar a importância das instituições cooperativistas de crédito adotar governança corporativa e como o marketing e a comunicação destas organizações pode fazer transparecer a importância da implantação da governança corporativa para seus associados difundindo o conceito de continuidade aos princípios cooperativista e de segurança para a perenidade do empreendimento. Os objetivos específicos foram: descrever os conceitos sobre cooperativismo de crédito, marketing, comunicação e governança corporativa; identificar as melhores práticas de governança a ser utilizada nas cooperativas de crédito no Brasil e desenvolver uma referência a partir da percepção em relação à utilização das melhores práticas de governança em uma instituição de credito cooperativo. Este estudo, quanto aos objetivos, é considerado exploratório e explicativo. O universo estabelecido para o estudo foi o Sistema Cooperativo de Credito do Brasil, o caso da Sicredi Alto Uruguai RS/SC.

Downloads

Publicado

2014-04-16

Como Citar

Albarello, E. P., & Fioresi, C. (2014). GOVERNANÇA CORPORATIVA: A IMPORTÂNCIA DO MARKETING DE RELACIONAMENTO NAS COOPERATIVAS DE CRÉDITO: O CASO DA SICREDI ALTO URUGUAI RS/SC. Revista De Administração, 11(20), 119–133. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistadeadm/article/view/1179

Edição

Seção

Artigos