NORMAS INTERNACIONAIS DE AUDITORIA NO BRASIL: UMA ANÁLISE DO NÍVEL DE ENTENDIMENTO DAS NORMAS DO RELATÓRIO DOS AUDITORES PELOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA ÁREA

Autores

  • jessica Aparecida Mendes ufu
  • VIDIGAL FERNANDES MARTINS UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU)

Palavras-chave:

Auditoria. Normas brasileiras de contabilidade e técnicas de auditoria. Relatório dos auditores. Normas internacionais de contabilidade.

Resumo

Com a globalização, torna-se necessário a criação de um padrão internacional que facilite o entendimento e relacionamento de todos os países. Então no Brasil, iniciou-se o processo para a convergência contábil das normas brasileiras de auditoria para as internacionais e, o mercado exige que os profissionais da área se qualifiquem para atender as mudanças. Diante deste contexto, o presente trabalho se propõe a analisar o nível de conhecimento dos auditores independentes brasileiros sobre as atuais normas do relatório do auditor. Para tanto, foi realizado uma pesquisa com profissionais da área, por meio de aplicação de questionário. Os resultados revelaram que, pelo grau de conhecimento dos participantes e pelas exigências do mercado acerca da necessidade de obtenção dos conhecimentos, dentre os profissionais respondentes, uma grande parte está preparada em relação às atuais Normas do Relatório do Auditor.

Biografia do Autor

jessica Aparecida Mendes, ufu

Bacharel em Ciências Contábeis

VIDIGAL FERNANDES MARTINS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU)

Doutorando em Administração pela EAESP/FGV;Mestre em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC;MBA em Controladoria e Finanças pela Universiade Federal de Uberlândia UFU;Bacharel em Ciências Contábeis Graduação pela Faculdade de Ciências Gerenciais UNA/BH.

Downloads

Publicado

2015-05-04

Como Citar

Mendes, jessica A., & MARTINS, V. F. (2015). NORMAS INTERNACIONAIS DE AUDITORIA NO BRASIL: UMA ANÁLISE DO NÍVEL DE ENTENDIMENTO DAS NORMAS DO RELATÓRIO DOS AUDITORES PELOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA ÁREA. Revista De Administração, 12(22), 67–85. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistadeadm/article/view/1171

Edição

Seção

Artigos