CONSÓRCIO DE EXPORTAÇÃO COMO ALTERNATIVA DE INTERNACIONALIZAÇÃO PARA PEQUENAS EMPRESAS
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar as vantagens à pequena empresa da internacionalização por meio do Consórcio de Exportação. Para a pequena empresa, que em sua grande maioria não está preparada para se lançar no mercado internacional por conta própria, o consórcio de exportação é uma opção interessante de internacionalização, visto que empresas que são concorrentes no mercado interno tornam-se aliadas no mercado externo. Ele viabiliza o ingresso no mercado internacional porque os riscos são assumidos e partilhados por todas as integrantes e promove ações como identificação da capacidade exportadora, adequação do produto à exportação e estudo e análise dos potenciais mercados. Os custos de participação em feiras e de promoção no exterior também são igualmente rateados entre as mesmas. Além de obter nessa parceria criada pelas integrantes à Rede de Cooperação a oportunidade de se lançar em mercados internacionais, diminuindo a dependência única do mercado interno, a participação proporciona às empresas associadas maior competitividade frente a seus concorrentes, tanto internos quanto externos, e aumento no seu desempenho pela melhora no processo de gestão, redução de custos, maior poder de negociação com seus fornecedores e aumento da qualidade de seu produto. O estudo teve como base a pesquisa descritiva, descrevendo as vantagens e os benefícios do assunto abordado e como fonte de pesquisa para a elaboração do mesmo, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, coletando-se os dados em livros, artigos e buscas na internet.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista de Administração de Revista de Administração foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadeadm/index.