A DIVERSIDADE REGIONAL DO DESENVOLVIMENTO RURAL NO NORDESTE: A MERCANTILIZAÇÃO E A ESTRUTURAÇÃO ECONÔMICA DA REDE XIQUE XIQUE (RN)

Autores/as

  • Emanoel Márcio Nunes Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Andreya Raquel Medeiros de França Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Jéssica Samara Soares de Lima Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Ionara Jane de Araújo Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Lilian de Medeiros Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Resumen

O objetivo é destacar a diversificação da agricultura familiar de dinâmicas regionais, a partir da experiência da Rede Xique Xique (RN), especialmente quanto às estratégias de obtenção e utilização dos recursos por parte dos agricultores familiares. A metodologia consistiu na análise comparativa utilizando dados primários de uma pesquisa de campo realizada com 280 famílias de agricultores familiares vinculados a Rede Xique Xique, no Rio Grande do Norte. A hipótese é a de que a dinâmica que escolheu a lógica exógena utilizando mais recursos externos se caracterizou como de elevada mercantilização e estilos de agricultura especializados e dependentes. E a que escolheu o afastamento gradual do mercado preferindo a lógica endógena com o maior uso de recursos internos se configurou, no tempo, mais autônoma e menos vulnerável. Concluindo, buscou-se aqui analisar quais os caminhos trilhados pelos agricultores familiares no interior da Rede Xique Xique, se mais pelo caminho da especialização e dependência, ou mais pelo caminho da diversificação e autonomia relativa.

Biografía del autor/a

Publicado

2018-01-05

Número

Sección

Desenvolvimento Rural

Cómo citar

Nunes, E. M., França, A. R. M. de, Lima, J. S. S. de, Araújo, I. J. de, & Silva, L. de M. (2018). A DIVERSIDADE REGIONAL DO DESENVOLVIMENTO RURAL NO NORDESTE: A MERCANTILIZAÇÃO E A ESTRUTURAÇÃO ECONÔMICA DA REDE XIQUE XIQUE (RN). REVISTA BRASILEIRA DE TECNOLOGIA AGROPECUÁRIA, 1(2), 159-174. https://revistas.fw.uri.br/rbdta/article/view/2508