Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.

  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.

  • URLs para as referências foram informadas quando possível.

  • As figuras e tabelas estão no final do documento, sendo indicado no texto a posição onde elas deverão ser inseridas.

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

  • Opiniões, conceitos e afirmações expressos nos artigos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

  • Aceitam-se submissões de pesquisadores doutores, mestres, mestrandos, alunos de graduação e demais profissionais da área de Ciências Agrárias, com notório saber no tema em pauta. Para acadêmicos de graduação e demais profissionais da área Ciências Agrárias, poderão submeter artigos desde que coassinados por um mestre ou doutor.

  • É de responsabilidade do autor cadastrado a inclusão correta e completa de todos os integrantes do artigo.

  • Artigos que apresentam coleta e análise de dados com seres humanos devem colocar em nota de rodapé o número de aprovação no Comitê de Ética.

Diretrizes para Autores

1. A Revista Brasileira de Tecnologia em Agropecuária é a Revista Científica do Grupo de Pesquisas em Ciências Agrárias, do Câmpus de Frederico Westphalen, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) que publica artigos científicos, revisões bibliográficas e notas científicas em quatro grandes eixos: (i) Solos, (ii) Produção Vegetal, (iii) Produção Animal e (iv) Desenvolvimento Rural.

2. Os artigos científicos, revisões e notas devem ser encaminhados via eletrônica e editados em idioma Português, Espanhol e Inglês.

3. Editor de texto: Word for Windows 6.0 ou posterior.

4. O texto deve ser paginado no lado superior direito.

5. O trabalho deverá ser digitado em tamanho A4 210 x 297 mm com margem superior e esquerda de 3,0 cm e margem inferior e direita de 2,0 cm

6. Fonte: Times New Roman, tamanho 12.

7. Parágrafo: entre linhas: 1,5; alinhamento justificado; sem espaçamento entre parágrafos.

8. O total máximo de palavras (incluindo referências, tabelas, figuras, título, afiliações, abstract) será 10.000 para artigo científico, 15.000 para revisão bibliográfica, e 4.000 para nota científica. O mínimo número de palavras para cada publicação (artigo, revisão ou nota) será 50% do total máximo.

9. Figuras e tabelas devem ser disponibilizados ao final do texto e individualmente por página e não poderão ultrapassar as margens.

10. Desenhos, gráficos e fotografias devem ser denominados figuras, identificadas e numeradas consecutivamente em algarismos arábicos.

11. Tabelas: devem ser numeradas, consecutivamente, em algarismos arábicos, e a legenda colocada na parte superior das mesmas. A referência, no texto, também deverá ser em algarismos arábicos.

12. Notas: usar, de preferência, notas de rodapé, utilizando sempre números arábicos. Não usar notas para citações.

13. Notas de rodapé: serão indicadas por números arábicos e restritas ao mínimo indispensável.

14. O artigo científico deverá conter os seguintes tópicos: Título (Português/Espanhol e Inglês, quando o idioma for Português ou Espanhol, e Inglês e Português quando o idioma for Inglês); Resumo; Palavras-chave; Abstract; Keywords; Introdução com Revisão de Literatura; Material e Métodos; Resultados e Discussão; Conclusão e Referências; Agradecimento(s) (opcional). Pesquisa envolvendo seres humanos e animais obrigatoriamente devem enviar um certificado com aprovação de um comitê de ética institucional já na submissão.

15. A revisão bibliográfica deverá conter os seguintes tópicos: Título (Português/Espanhol e Inglês, quando o idioma for Português ou Espanhol, e Inglês e Português quando o idioma for Inglês); Resumo; Palavras-chave; Abstract; Keywords; Introdução; Desenvolvimento; Conclusão; e Referências. Agradecimento(s).

16. A nota deverá conter os seguintes tópicos: Título (Português/Espanhol e Inglês, quando o idioma for Português ou Espanhol, e Inglês e Português quando o idioma for Inglês); Resumo; Palavras-chave; Abstract; Keywords; Texto (sem subdivisão, porém com Introdução; Metodologia; Resultados e Discussão e Conclusão; podendo conter tabelas ou figuras); Referências. Agradecimento(s) (opcional). Pesquisa envolvendo seres humanos e animais obrigatoriamente devem enviar um certificado com aprovação de um comitê de ética institucional já na submissão.

17. Título: centralizado, em caixa baixa (com iniciais em maiúsculo), negrito, fonte 12, seguido do título em Inglês, centralizado, em caixa baixa (com iniciais em maiúsculo), negrito, fonte 12.

18. Nome(s) do(s) autor(es): à direita, em negrito, acompanhado de chamada numérica para nota de rodapé contendo sua titulação, filiação institucional e e-mail.

19. Resumo e Palavras-chave: Escrever a palavra Resumo (ABSTRACT) em negrito, separada do texto por dois pontos. Resumo de no máximo 300 palavras. O resumo deve conter informações como: tema, objetivos, métodos e principais resultados do texto seguido de 3-5 palavras-chave (Keywords), separadas por vírgula, na língua em que o artigo foi escrito. Digitado em espaço simples, em um único parágrafo.

20. Abstract (resumo em língua inglesa)

21. Introdução: Deve determinar o propósito do estudo e oferecer uma breve visão do que será tratado no texto, justificando a realização do estudo.

22. Materiais e métodos: Devem oferecer, de forma breve e clara, informações suficientes para permitir que o estudo possa ser repetido por outros pesquisadores. Técnicas padronizadas podem ser apenas referenciadas.

23. Resultados e discussão: Devem oferecer uma descrição clara e concisa dos resultados encontrados, tanto teóricos como empíricos. Não repetir no texto todos os dados contidos nas figuras e tabelas. Deve explorar o máximo possível os resultados obtidos, relacionando-os com os dados já registrados na literatura. Somente as citações indispensáveis devem ser incluídas. É recomenda-se separar essa seção em uma seção de Resultados, e outra de Discussão.

24. Conclusões: As conclusões devem ser relevantes e congruentes com os objetivos. Não devem conter citações bibliográficas nesta seção. Poderão ser mencionadas etapas de continuidade do estudo.

25. Referências: devem ser citadas apenas aquelas essenciais ao conteúdo do artigo usando-se das normas da ABNT. Devem ser ordenadas alfabeticamente de acordo com a mesma norma.

26. Livros: SOBRENOME, prenome. Título: subtítulo. Edição. Tradução. Local: Editora, data. n° páginas ou volumes (série, n° ou volume)

27. Artigos em periódicos: autor do artigo (SOBRENOME, prenome). Título do artigo. Nome do periódico, local da publicação, volume (v.), n° dos fascículos (n.), página inicial e final do artigo (p.), mês abreviado. Ano de publicação

28. Dissertações e teses: SOBRENOME, prenome. Título: subtítulo. Local, data. N° de páginas ou volumes. Categoria (grau e área de concentração). Instituição.

29. Referência a documentos em meio eletrônico: mesmo procedimento, acrescentando: Disponível em: <URL completa> Acesso em: dia mês (abreviado) ano. Ex.: SOBRENOME, prenome. Título: subtítulo, edição. Tradução. Local: Editora, data. n° páginas ou volumes (série, n° ou volume). Disponível em: <URL completa> Acesso em: dia mês (abreviado) ano.

30. Citações: literais, com mais de 3 linhas, em parágrafo recuado a 4cm da margem, em espaço 1, fonte 10, seguidas de parêntese contendo o sobrenome do autor do referido texto em letras maiúsculas, ano de publicação e página do texto citado. Citações diretas com menos de 3 linhas: incorporadas ao texto, entre aspas (NBR -10520/2002).

31. Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

32. Os artigos não aprovados serão arquivados havendo, no entanto, o encaminhamento de uma justificativa pelo indeferimento.

33. Em caso de dúvida, consultar artigos de fascículos já publicados antes de dirigir-se à Comissão Editorial.

34. Todos os artigos submetidos passarão por um processo de verificação de plágio.

Política de Privacidade

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