TITULAÇÃO QUILOMBOLA COMO INSTRUMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

Autores

  • Luany Barros e Xavier UFRGS
  • Luciana Garcia de Mello UFRGS

Resumo

Com a pergunta de pesquisa: “Qual a importância da titulação quilombola no Rio Grande do Sul enquanto instrumento de políticas públicas?”, o presente trabalho tem como objetivo expor a importância da titulação quilombola enquanto instrumento de política públicas para o alcance da justiça social para afrodescendentes remanescentes de quilombos no estado do Rio Grande do Sul. A análise dos processos encontrados no site do INCRA, demonstra que a política de autoafirmação representa um avanço para a regulamentação de terras no estado, além de garantir a função social da propriedade rural, de acordo com o Artigo 186 da Constituição Federal e o acesso à cidade - no caso de comunidades quilombolas urbanas -, descrito sob a Lei 10.257/01 do Estatuto da Cidade.

Biografias do Autor

  • Luany Barros e Xavier, UFRGS
    Graduanda em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luciana Garcia de Mello, UFRGS
    Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010) e pela Université de Nice Sophia-Antipolis (2010)

Publicado

2019-06-25

Como Citar

Xavier, L. B. e, & Mello, L. G. de. (2019). TITULAÇÃO QUILOMBOLA COMO INSTRUMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS. Revista Literatura Em Debate, 13(24), 47-57. https://revistas.fw.uri.br/literaturaemdebate/article/view/3346