LITERATURA E LETRAMENTO DIGITAL: A RETEXTUALIZAÇÃO DA LUTA, DO LIVRO OS SERTÕES, NO JOGO DIGITAL MINECRAFT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19825625.2023.18.31.32-49

Palavras-chave:

Literatura, Letramento Digital, Intertextualidade, Jogo Minecraft.

Resumo

Neste ensaio, apresentamos o resultado de uma investigação sobre leitura de texto literário desenvolvida com cinco alunos de 8º (oitavo) ano de uma escola particular de Fortaleza. Para desenvolver a proposta, os alunos leram a terceira parte do romance Os sertões, intitulada A luta, com o intuito de reproduzi-la no ambiente virtual do jogo Minecraft. A abordagem intertextual e multimodal recriada pelos recursos do jogo possibilitou aos estudantes desmistificar a ideia de que os clássicos literários são livros de difícil compreensão por tratar-se de uma linguagem burilada e de temáticas pouco atrativas para os tempos atuais. Os resultados comprovam que a leitura da obra foi uma atividade prazerosa para os jovens que se dispuseram a experimentar essa proposta metodológica para explorá-la e para recontá-la aos seus pares.

Biografia do Autor

Avanúzia Ferreira Matias, Universidade Federaldo Ceará Seduc- Ce

Professora de Língua Portuguesa na rede pública de ensino.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2023-12-15

Como Citar

Matias, A. F. (2023). LITERATURA E LETRAMENTO DIGITAL: A RETEXTUALIZAÇÃO DA LUTA, DO LIVRO OS SERTÕES, NO JOGO DIGITAL MINECRAFT. Revista Literatura Em Debate, 18(31), 32–49. https://doi.org/10.31512/19825625.2023.18.31.32-49