CARTAS AOS MINEIROS: de Fernando Sabino para Paulo Mendes Campos, Otto Lara Resende, Hélio Pellegrino e além

Autores

  • francine Carla Rojas UFMS
  • Ricardo Magalhães Bulhões UFMS

Palavras-chave:

Cartas. Teorização. Fronteiras. Amizade.

Resumo

A fim de erigir uma teorização da carta, o artigo irá se deter no livro Cartas na mesa (2003), volume com as missivas do escritor Fernando Sabino para os amigos Paulo Mendes Campos, Otto Lara Resende e Hélio Pellegrino. As cartas constituem relevante documentação de uma amizade que imprimiu marca na Literatura Brasileira. A tese é a de que para ler as cartas no século XXI, é exigido uma articulação imbrincada no conceito de fronteira. A discussão emergirá dos apontamentos de Walter Mignolo em Histórias locais/projetos globais (2003) visto que o crítico menciona a dupla natureza da fronteira. A necessidade de que a teorização epistolar se erija a partir da perspectiva fronteiriça justifica-se pelo fato de que a discussão muitas vezes centra-se em ressaltar características como a hibridez textual sem considerar que acompanha as mudanças culturais. O embasamento teórico parte da Crítica Biográfica e da pós-colonialidade.

Biografia do Autor

francine Carla Rojas, UFMS

Mestra em Estudos de linguagens e graduada em Letras pela UFMS. Doutoranda em Letras pela mesma instituição

Ricardo Magalhães Bulhões, UFMS

Mestre e Doutor em Literatura e Vida Social pela UNESP de Assis, com pós-doutorado em Teoria Literária pela Unicamp (IEL); Professor de Literatura Brasileira na graduação e no PPG-Letras, Mestrado e Doutorado, na UFMS, no Câmpus de Três Lagoas. Nos últimos cinco anos tem publicado trabalhos sobre duas vertentes básicas: a ficção brasileira contemporânea e suas relações intertextuais com outras épocas; leitura na escola ontem e hoje, reflexões relacionadas à prática de leitura nos livros didáticos. 

Downloads

Publicado

2019-06-25

Como Citar

Rojas, francine C., & Bulhões, R. M. (2019). CARTAS AOS MINEIROS: de Fernando Sabino para Paulo Mendes Campos, Otto Lara Resende, Hélio Pellegrino e além. Revista Literatura Em Debate, 13(24), 116–126. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/literaturaemdebate/article/view/2846