ENTRE A TERRA DE GENTE OPRIMIDA E A TERRA DE GENTE TOSTADA: Luís Félix da Cruz e o primeiro poema angolano

Autores

  • Francisco Topa Universidade do Porto, Portugal

Palavras-chave:

Angola, poesia, Luís Félix da Cruz, século XVII

Resumo

O artigo estuda o primeiro poema conhecido da literatura em Angola: aquele que começa pelo verso «Nesta turbulenta terra» e foi incluído por Cadornega no final do tomo III da sua História geral das guerras angolanas. Com base em versões manuscritas até agora desconhecidas, o investigador revela a identidade do poeta que escreveu o texto – Luís Félix da Cruz – e situa-o na Angola do tempo, ao mesmo tempo que propõe uma edição crítica e devidamente anotada da composição, que é agora objeto de uma leitura que corrige uma série de erros que foram sendo transmitidos.

Biografia do Autor

Francisco Topa, Universidade do Porto, Portugal

Francisco Topa (n. Porto, 1966) é Professor Associado do Departamento de Estudos Românicos da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, lecionando nas áreas de Literatura e Cultura Brasileiras, Crítica Textual, Literaturas Africanas de Língua Portuguesa e Literaturas Orais e Marginais. Doutorou-se em Literatura, em 2000, na mesma Faculdade, com uma tese sobre o poeta barroco Gregório de Matos.

A sua investigação tem estado dirigida para a literatura portuguesa e brasileira dos séculos XVII e XVIII, para a literatura africana de língua portuguesa (em particular as de Angola e Cabo Verde) e para algumas áreas da literatura oral e marginal. Tem participado em congressos da especialidade, em Portugal e no estrangeiro, e é autor de 14 livros e de mais de 80 artigos e recensões nos domínios mencionados, tendo também organizado ou coorganizado 10 volumes de atas e livros afins.

Downloads

Publicado

2014-04-25

Como Citar

Topa, F. (2014). ENTRE A TERRA DE GENTE OPRIMIDA E A TERRA DE GENTE TOSTADA: Luís Félix da Cruz e o primeiro poema angolano. Revista Literatura Em Debate, 7(13), 122–147. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/literaturaemdebate/article/view/1052