A PROBLEMÁTICA DA IDENTIDADE EM LORDE DE JOÃO GILBERTO NOLL
DOI:
https://doi.org/10.31512/19825625.2023.18.31.120-137Palavras-chave:
Identidade, Lorde, Descentramento.Resumo
Este artigo visa uma síntese de análise da problemática da identidade no romance Lorde de João Gilberto Noll, uma identidade que se encontra em crise, com descentramentos que levam o personagem a um repensar de sua realidade local. A fuga o leva aos entrelugares da linguagem, da sociedade, da cultura e da nacionalidade. O autor destaca seu personagem como um exemplar de uma sociedade não mais fixa, centrada, contínua, comprova que este sujeito está em constante transição, a tradição e seus conceitos não sendo mais estáveis dentro do imaginário criado pela sociedade. Este estudo analisa a presença deste sujeito “sem nome” que serve como exemplo paradigmático do que Stuart Hall (2005) e Anthony Giddens (2002) chamam de “crise de identidade do sujeito moderno”. A divisão do artigo acontece em três subitens que lidam com as características de cada desdobramento dentro do livro Lorde, mostrando, também, a interdependência entre ambos. Primeiro é apresentado uma análise do romance, na sequência é analisado um desdobramento do seu enredo e, por fim, busca-se uma compreensão do processo identitário dentro da obra.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
A submissão de artigos, resenhas e trabalhos de escrita criativa significa que o autor(es) está(ão) cedendo gratuitamente à revista direitos autorais para publicação dos textos e concordando com as normas de submissão apresentadas pelo periódico.
Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.