A FORMAÇÃO DOS HOMENS E A VIOLÊNCIA EM GRANDE SERTÃO: VEREDAS

Autores/as

  • Cristiane da Silva Alves Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palabras clave:

João Guimarães Rosa. Grande Sertão, Veredas. Formação dos homens. Violência.

Resumen

Este artigo busca analisar o universo rosiano, imortalizado pelas páginas de Grande Sertão: Veredas, verificando, especialmente, a formação dos homens no ambiente sertanejo (re) criado por Guimarães Rosa. Pretende-se examinar quem são, como são, de que forma sobrevivem e, principalmente, como e por que as principais personagens masculinas criadas pelo autor são marcadas pela violência, a dureza e, não raro, a crueldade. Tomar-se-á como base teórica, entre outros, os estudos desenvolvidos por Antonio Candido em “O Homem dos Avessos”, os de Manuel Cavalcanti Proença, em “Don Riobaldo do Urucuia, Cavaleiro dos Campos Gerais”, de Sandra Guardini Vasconcelos, em “Homens Provisórios: Coronelismo e Jagunçagem em Grande Sertão: Veredas”, de Euclides da Cunha, em Os Sertões, bem como os estudos de Gilberto Freyre, em Casa Grande & Senzala.

Biografía del autor/a

Cristiane da Silva Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS. Mestre em Literatura Brasileira pela mesma instituição. Atualmente Professora de Português e Literatura Brasileira no Programa de Português para Estrangeiros (PPE-UFRGS).

Publicado

2013-10-09

Cómo citar

Alves, C. da S. (2013). A FORMAÇÃO DOS HOMENS E A VIOLÊNCIA EM GRANDE SERTÃO: VEREDAS. Revista Literatura Em Debate, 7(12), 121–138. Recuperado a partir de https://revistas.fw.uri.br/literaturaemdebate/article/view/822