A ESCRITURA DA HISTÓRIA NOS TEXTOS LITERÁRIOS “NÃO PASSARÁS O JORDÃO” E CINZAS DO NORTE
Palabras clave:
Literatura. História. Ditadura Militar.Resumen
O presente trabalho reflete sobre a escritura dos dados históricos, referentes à ditadura militar de 1964, realizada nas narrativas de si dos personagens Cláudia B. e Mundo, protagonistas, respectivamente, dos textos ficcionais “Não passarás o Jordão”, de Luiz Fernando Emediato e Cinzas do Norte, de Milton Hatoum. Para alcançarmos tal objetivo, partimos da hipótese que os vestígios da história do tempo presente são reelaborados esteticamente nas narrativas selecionadas e, por isso, as narrativas são melhor compreendidas a partir de uma abordagem interdisciplinar, que nos permita perceber a construção do discurso histórico (relação com o regime militar de 1964) a partir processos memorialísticos (apropriação de características de narrativas autobiográfica pela ficção).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
A submissão de artigos, resenhas e trabalhos de escrita criativa significa que o autor(es) está(ão) cedendo gratuitamente à revista direitos autorais para publicação dos textos e concordando com as normas de submissão apresentadas pelo periódico.
Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.