APRESENTAÇÃO

INFÂNCIAS CONTEMPORÂNEAS E EDUCAÇÃO: DIÁLOGOS, SINGULARIDADES E POTENCIALIDADES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.35.01-03

Resumen

-

Biografía del autor/a

Adilson Cristiano Habowski, URI

Pós-doutorando no PPGEdu da Universidade La Salle, com bolsa do CNPq (PDJ). Atualmente, é professor/pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI).

Cláudia Inês Horn, Universidade do Vale do Taquari

Possui Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos, na linha de pesquisa "Formação de Professores, Currículo e Práticas Pedagógicas" (2017); Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, na linha de pesquisa "Estudos de Infâncias" (2008); Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2018), Especialização em Educação Infantil (2005) e Graduação em Pedagogia (2004) pela Universidade do Vale do Taquari - Univates. Atua como Professora na Universidade do Vale do Taquari - Univates, no Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Ensino, no Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências Exatas e nos Cursos de Licenciaturas, vinculados no Departamento de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas - CHSA. Líder do Grupo de Pesquisa Infância, Docência e Educação Infantil"; Membro do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Pedagogias, Docências e Diferenças (GIPEDI/Unisinos/CNPq); Membro do Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM/Univates/CNPq). Sua área de pesquisa está voltada para os estudos de infância, docência, currículo, planejamento, processos de ensino e aprendizagem, produção de subjetividades.

Cleber Gibbon Ratto, Universidade La Salle

Pesquisador do CNPq. Psicanalista. Psicólogo pela Universidade Católica de Pelotas. Analista Membro do Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre (CEPdePA). Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Tem experiência nas áreas da Psicanálise, Cultura e Educação, atuando principalmente nos temas ligados aos fundamentos filosóficos dessas áreas. Discute temas ligados à subjetividade, cultura contemporânea, juventudes, migrações e novas sociabilidades. Editor da Revista Educação, Ciência e Cultura [RECC/ISSN 2236-6377]. Atualmente é pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado/Doutorado) da Universidade La Salle (UNILASALLE), do qual foi coordenador adjunto (2012-2016) e do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento Humano (Mestrado/Doutorado) da mesma Universidade. Foi pesquisador e docente colaborador do Mestrado Profissional em Reabilitação e Inclusão do Centro Universitário Metodista - IPA (2014-2018). Membro do Comitê Científico da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED (2017-2021). Integrante do Comitê de Assessoramento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGS área de Educação e Psicologia (2017-2019). Avaliador de Cursos de Graduação do SINAES - MEC/INEP (2010-2023). Foi coordenador do Curso de Psicologia do Centro Universitário Metodista - IPA (2008-2010). Já orientou mais de uma centena de trabalhos acadêmicos, dentre eles dezenas de Dissertações de mestrado e Teses de doutorado no país. Há mais de 15 anos lidera o Grupo de Pesquisa "Cultura contemporânea, Sociabilidades e Práticas Educativas (DGP/CNPQ).

Publicado

2025-06-25

Cómo citar

Habowski, A. C., Horn, C. I., & Ratto, C. G. (2025). APRESENTAÇÃO: INFÂNCIAS CONTEMPORÂNEAS E EDUCAÇÃO: DIÁLOGOS, SINGULARIDADES E POTENCIALIDADES. Revista Literatura Em Debate, 20(35). https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.35.01-03