AUTOBIOGRAFIA, AUTOFICÇÃO E KÜNSTLERROMAN: PROBLEMATIZANDO AS FRONTEIRAS TEÓRICAS ATRAVÉS DA LEITURA DE OBRAS DE RACHEL JARDIM
Palabras clave:
Autobiografia. Autoficção. Romance de artista. Escrita do eu.Resumen
Este trabalho busca problematizar as limitações da teoria diante de duas obras de autoria de Rachel Jardim. Para isso, são resgatados os conceitos de autobiografia (Lejeune, 2008), autoficção (Alberca, 2001) e Künstlerroman (Oliveira, 1993; Campello, 2003) no que diz respeito à relação que mantém com os textos da autora, nos quais estão presentes a escrita do eu e a escrita memorialista. Além disso, pretende-se, por meio do enfoque na trajetória da narradora artista, oferecer uma hipótese de leitura das obras dentro da moldura teórica do Künstlerroman, gênero literário que comporta relações com as escritas do eu e que enfatiza as implicações da arte na vida da/o protagonista.
AUTOBIOGRAPHY, AUTOFICTION AND KÜNSTLERROMAN: PROBLEMATIZING THE THEORETICAL BOUNDARIES THROUGH THE READING OF RACHEL JARDIN’S BOOKS
This article aims to raise the theory limitations regarding two of author Rachel Jardim’s opus. Therefore, the concepts of autobiography (Lejeune, 2008), auto fiction (Alberca, 2001) and Künstlerroman (Oliveira, 1993; Campello, 2003) were used; regarding the relation they have with the author’s texts, in which the self writing and the memorial writing are present. Besides that we intend, through focusing on the artist narrator’s trajectory, offer a reading hypothesis of the texts within the Künstlerroman theoretical frame, literary gender that contains relations with the self writing and that emphasizes the implications of art on the protagonist’s life.
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