QUARTO DE DESPEJO: FATO E FICÇÃO NO ESPAÇO AUTOBIOGRÁFICO
Palabras clave:
Diário. História. Ficção. Autobiografia. Quarto de despejo.Resumen
Reflexão sobre a relação dinamizadora entre o histórico e o literário, avaliando os possíveis entrelaçamentos por meio da leitura da obra Quarto de despejo: diário de uma favelada (1960), de Carolina Maria de Jesus. A partir da teoria do pacto autobiográfico proposta por Lejeune (1998) e os apontamentos de Jozef (1997), questiona-se o factual e o ficcional, pois o material autobiográfico da obra inclina-se tanto para a história como para a
ficção.
QUARTO DE DESPEJO: FACT AND FICTION IN THE AUTOBIOGRAPHIC SPACE
Reflection on the relationship between literary and history, evaluating the
possible interlacements by means of Carolina Maria de Jesus’ Quarto de despejo: diário de uma favelada. From the theory of the autobiographical pact proposed by Lejeune (1998) and notes of Jozef (1997), the factual and fictional are questioned, because the autobiographical material of the text leans so much for history as for fiction.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
A submissão de artigos, resenhas e trabalhos de escrita criativa significa que o autor(es) está(ão) cedendo gratuitamente à revista direitos autorais para publicação dos textos e concordando com as normas de submissão apresentadas pelo periódico.
Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.