POR UMA QUESTÃO DE (DES)ORDEM: O PROGRESSO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO – PODEMOS APRENDER COM O BURRINHO PEDRÊS?
DOI:
https://doi.org/10.31512/19825625.2023.18.32.129-147Palabras clave:
Tecnologia, Progresso científico, Estado.Resumen
A presente escrita, tangenciando a escrita literária, visa apresentar uma reflexão acerca da sociedade contemporânea, afetada pelos avanços científicos na área tecnológica, priorizando a questão da linguagem. Para a pesquisa, utiliza-se o método fenomenológico, hipotético-dedutivo, com abordagem técnica e bibliográfica. Através desse aparato teórico-metodológico, observa-se que a tecnologia da informação, embora colabore, de forma significativa, para o avanço da ciência, pode afetar os processos de construção das subjetividades no mundo contemporâneo com consequências (im)previstas no âmbito da comunicação entre os seres humanos na esfera privada e na esfera pública. Conclui-se que, havendo riscos no uso indiscriminado da tecnologia, que, pautada por algoritmos, informa (ou cria) as necessidades de seus usuários, o trabalho de resguardo pelos seus direitos pode (e deve) ser realizado pelo Estado.Descargas
Publicado
2023-12-18
Cómo citar
Ernst, C., & Morais, J. L. B. de. (2023). POR UMA QUESTÃO DE (DES)ORDEM: O PROGRESSO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO – PODEMOS APRENDER COM O BURRINHO PEDRÊS?. Revista Literatura Em Debate, 18(32), 129–147. https://doi.org/10.31512/19825625.2023.18.32.129-147
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