POR UMA QUESTÃO DE (DES)ORDEM: O PROGRESSO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO – PODEMOS APRENDER COM O BURRINHO PEDRÊS?

Autores/as

  • Cláudia Ernst Faculdades Integradas São Judas Tadeu e Lasalle.
  • José Luis Bolzan de Morais Faculdade de Direito de Vitória e da ATITUS.

DOI:

https://doi.org/10.31512/19825625.2023.18.32.129-147

Palabras clave:

Tecnologia, Progresso científico, Estado.

Resumen

A presente escrita, tangenciando a escrita literária, visa apresentar uma reflexão acerca da sociedade contemporânea, afetada pelos avanços científicos na área tecnológica, priorizando a questão da linguagem. Para a pesquisa, utiliza-se o método fenomenológico, hipotético-dedutivo, com abordagem técnica e bibliográfica. Através desse aparato teórico-metodológico, observa-se que a tecnologia da informação, embora colabore, de forma significativa, para o avanço da ciência, pode afetar os processos de construção das subjetividades no mundo contemporâneo com consequências (im)previstas no âmbito da comunicação entre os seres humanos na esfera privada e na esfera pública. Conclui-se que, havendo riscos no uso indiscriminado da tecnologia, que, pautada por algoritmos, informa (ou cria) as necessidades de seus usuários, o trabalho de resguardo pelos seus direitos pode (e deve) ser realizado pelo Estado.

Biografía del autor/a

Cláudia Ernst, Faculdades Integradas São Judas Tadeu e Lasalle.

Pós-doutoranda em Direito pela FDV. Doutora em Direito Público (UNISINOS – São Leopoldo/RS). Mestre em Filosofia e Ética Social (UNISINOS – São Leopoldo/RS). Professora das Faculdades Integradas São Judas Tadeu e professora da Unilasalle. Integrante do Grupo de Pesquisa CNPQ Estado & Constituição (GEPE&C) e do grupo de pesquisa Dasein. Advogada. Mediadora. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1451545085902469.

José Luis Bolzan de Morais, Faculdade de Direito de Vitória e da ATITUS.

Doutor em Direito do Estado (UFSC/Université de Montpellier I – France). Mestre em Ciências Jurídicas (PUC – Rio). Estágio Pós-Doutoral em Direito Constitucional (Universidade de Coimbra – Portugal). Professor do PPGD da Faculdade de Direito de Vitória e da ATITUS. Pesquisador Produtividade em Direito e Tecnologia/CNPQ. Professor convidado UNIFI-IT, ROMA I, ROMA Ter, Universidad de Sevilla. Coordenador do Grupo de Pesquisa CNPQ Estado & Constituição (GEPE&C) e da Rede de Pesquisa Estado & Constituição (REPE&C). Coordenador do CYBER LEVIATHAN – Observatório do Mundo em Rede e da REDITECH – Rede de Direito e Tecnologia. Procurador do Estado do Rio Grande do Sul aposentado. Advogado. http://lattes.cnpq.br/4650999047027866; ORCID: 0000-0002-0959-0954.

Publicado

2023-12-18

Cómo citar

Ernst, C., & Morais, J. L. B. de. (2023). POR UMA QUESTÃO DE (DES)ORDEM: O PROGRESSO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO – PODEMOS APRENDER COM O BURRINHO PEDRÊS?. Revista Literatura Em Debate, 18(32), 129–147. https://doi.org/10.31512/19825625.2023.18.32.129-147