O MITO DA VIAGEM EM CONFISSÕES DE RALFO UMA AUTOBIOGRAFIA IMAGINÁRIA
Palabras clave:
Confissões de Ralfo. Mito. Viagem. Herói. Sérgio Sant’AnnaResumen
Este trabalho pretende analisar a trajetória do personagem Ralfo em Confissões de Ralfo Uma autobiografia imaginária, obra de estréia do escritor Sérgio Sant’Anna como romancista. Ralfo apresenta-se como personagem-escritor em busca da própria história, a qual planeja escrever. Analisa-se, nesta pesquisa, a história escrita por Ralfo como o percurso de uma viagem. O objetivo da análise é associar a peregrinação do personagem principal a uma odisséia e relacioná-la à estrutura mítica da aventura do herói. Para isso, será tomada como embasamento a teoria de Joseph Campbell, autor que descreve a aventura do herói em três partes distintas: o chamado, a iniciação e o retorno. Ao longo da pesquisa, objetivar-se-á apresentar a autobiografia escrita por Ralfo como uma atualização do mito da viagem, do viajante e da jornada do herói na tentativa de comprovar que os mitos se repetem ao longo dos tempos, adaptando-se a novos contextos.
THE MYTH OF THE HERO´S JOURNEY IN CONFISSÕES DE RALFO UMA AUTOBIOGRAFIA IMAGINÁRIA
This essay intends to analyze the trajectory of Ralfo, a character in Sergio
Sant’Anna’s Confissões de Ralfo Uma autobiografia imaginária. Ralfo introduces himself as a writer-character in search of his own history, which he plans to write. The story written by Ralfo is analyzed as a hero´s journey: it is the goal of this study to associate the main character´s
dislocation to the structure of the hero´s mythic journey. Joseph Campbell`s description of the mythical hero journey as comprising the call, the initiation and the return underlies this work. Ralfo´s autobiography writing is described as an actualization of this mythic journey so as to
prove that myths reappear along the time, and are adapted to the novel contexts in which they are inserted.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
A submissão de artigos, resenhas e trabalhos de escrita criativa significa que o autor(es) está(ão) cedendo gratuitamente à revista direitos autorais para publicação dos textos e concordando com as normas de submissão apresentadas pelo periódico.
Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.