JEKYLL E HYDE: O HORROR ATRAVÉS DO TEMPO

Autores/as

Palabras clave:

Gótico. Literatura. Cinema. Transposição intersemiótica.

Resumen

Este estudo tem por objetivo analisar a transposição do romance The Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde (STEVENSON, 1993) para a adaptação The Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde (2006), dirigida por John Buechler. Essa discussão está fundamentada nas proposições de Charles Peirce (2012) acerca do processo interpretativo na intersemiótica, considerando sua visão triádica do signo. É focalizada a (não)representatividade negra na adaptação fílmica por meio do olhar sócio-histórico de Coleman (2019), bem como a imagem da mulher na adaptação, considerando a concepção patriarcal de anjo do lar (PATMORE, 1864). Conclui-se que a construção do grotesco na adaptação está centralizada na personalidade trifacetada do protagonista, a qual se distancia da dualidade inicialmente construída no romance. Também, é entendido que a presença de negros não contribui para uma representatividade efetiva, uma vez que os discursos presentes no enredo não possibilitam identificação da negritude com os personagens.

Biografía del autor/a

Gabriel Gomes Ferreira Moreira, Universidade Estadual de Goiás

Possuo graduação em Letras: inglês pela Universidade Federal de Goiás (2020) e sou atualmente discente de mestrado do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Linguagem, Educação e Tecnologias (PPG-IELT) da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Sou membro do GT Transição - Grupo de estudos sobre formação de professoras/es de línguas - da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás. Me interesso por perspectivas críticas e decoloniais na educação linguistica de língua inglesa e desenvolvo estudos fundamentados na interculturalidade crítica. 

Neuda Alves do Lago, Universidade Federal de Goiás

Professora de Literaturas de Língua Inglesa. Possui Licenciatura em Letras Português e Inglês (1997), Mestrado em Letras (2002), com dissertação defendida na área de Lingüística Aplicada: ensino de inglês como Língua Estrangeira, Doutorado em Letras pela Universidade Federal de Goiás (2007), com tese defendida na área de Lingüística Aplicada: ensino de Literaturas de Língua Inglesa, e curso de aperfeiçoamento em Literary Criticism - Critical Reading pela University of Oxford (2017). É Professora Associada na Faculdade de Letras, docente regular no Mestrado e Doutorado em Letras e Linguística, da UFG; docente regular no Mestrado em Educação, e docente colaboradora no Mestrado em Agronomia, na UFJ. Tem experiência na área de Educação Superior, com ênfase em Ensino e Aprendizagem de Literaturas em Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: English Literatures, English Teaching and Research, Teacher Education, Affective Domain in Language Learning, Collaborative Learning, and Intersemiotic Translation from Literature to Cinema.

Publicado

2023-09-15

Cómo citar

Moreira, G. G. F., & Lago, N. A. do. (2023). JEKYLL E HYDE: O HORROR ATRAVÉS DO TEMPO. Revista Literatura Em Debate, 17(29), 39–54. Recuperado a partir de https://revistas.fw.uri.br/literaturaemdebate/article/view/4364